Equipe de remadoras Tchê Rosas simboliza sobreviventes do câncer de mama

Grupo de Lajeado realiza treinamentos no Rio Taquari e projeta participação em competições


0
Foto: Gilson Lussani

Fundada em 2020, a equipe de remadoras Tchê Rosas, de Lajeado, oportuniza às pacientes recuperadas do câncer de mama a prática de exercícios através do Dragon Boat. A embarcação foi disponibilizada pela Associação de Ecologia e Canoagem (AECA) e é utilizada por dez sobreviventes, além de voluntárias. O grupo realiza treinamentos no Rio Taquari e projeta a participação em festivais, inclusive em competições.

A fisioterapeuta Mônica Johann e as remadoras Márcia Costa e Anair Siebeneichler concederam entrevista ao programa Panorama desta sexta-feira (8) e falaram sobre o trabalho desenvolvido e as vantagens do esporte para as mulheres que venceram o câncer de mama. Estudos de um médico canadense comprovaram que a remada é benéfica para as pacientes que completaram o tratamento. Como os movimentos são sincronizados, não geram um esforço físico excessivo.

Anair Siebeneichler e Márcia Costa (Foto: Gilson Lussani)

Além disso, desenvolve o emocional, já que a embarcação está relacionada com a coragem, a força e a superação. “O símbolo do dragon boat foi associado a essas mulheres justamente por isso, porque através de um movimento contínuo, um movimento único, elas podem chegar a qualquer lugar”, afirmou Márcia Costa. As atividades são desenvolvidas com protocolos de segurança. Anair Siebeneichler citou que são utilizados coletes e o barco é muito estável.

Mônica Johann (Foto: Gilson Lussani)

Mônica Johann explicou que as mulheres que finalizaram o tratamento passam por uma avaliação e, se estiverem em condições, são liberadas para participar da equipe. O objetivo é que os treinamentos ocorram duas vezes por semana. No entanto, a principal dificuldade é de logística, para transportar o barco até o Rio Taquari. A embarcação tem 16 metros de comprimento, pesa 250 kg e comporta 22 pessoas. Ela está em um galpão da AECA e quem se disponibilizar a auxiliar pode contatar pela redes sociais da equipe Tchê Rosas ou pelo telefone (51) 9 9937-5667.

O grupo se prepara para festivais que ocorrem no Brasil e também no exterior. Márcia Costa informou que neste ano há um evento programado para Brasília.

Texto: Gilson Lussani
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui