Equipe do Serviço Geológico do Brasil visita Lajeado e projeta instalação de novos sistemas de medição do Rio Taquari

Os trabalhos do serviço geológico em junho e julho serão focados nos Vales do Taquari e do Caí para restabelecer os sistemas de monitoramento


0
Foto: Divulgação

Uma equipe de técnicos do Serviço Geológico do Brasil (SGB), responsável pelo monitoramento e medição do nível de rios, visitou Lajeado nesta terça-feira (11) para verificar a instalação de novos métodos de medição do Rio Taquari. Um novo sensor de monitoramento do Taquari será instalado junto à escadaria da Rua Oswaldo Aranha e novas réguas físicas serão posicionadas na Rua João Abott para facilitar a visualização das cotas.

A visita contou com a presença de técnicos do CPRM, do prefeito Marcelo Caumo, do secretário de Segurança Pública e integrante da Defesa Civil, Paulo Locatelli, e da secretária de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), Cátia Berteli.

Conforme o gerente de Hidrologia do SGB, Franco Buffon, é muito importante que se tenha mais ferramentas de medições para o sistema de alerta do rio.

Os trabalhos do serviço geológico em junho e julho serão focados nos Vales do Taquari e do Caí para restabelecer os sistemas de monitoramento. Serão recolocados sensores em Muçum, Encantado, no Fão, Lajeado e Vila Mariante. A projeção é de que em três semanas o novo sensor e as novas réguas já estejam instaladas.

Conforme Buffon, os novos sistemas são uma tentativa de reduzir a diferença de medições e níveis do rio apresentadas nas últimas grandes cheias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui