Escola de Samba Inhandava apresenta em primeira mão samba-enredo do carnaval deste ano

Evento fora de época será no dia 9 de março em Bom Retiro do Sul e terá como novidade uma festividade pós-desfile


0
Foto: Gilson Lussani

O tradicional carnaval de Bom Retiro do Sul será realizado fora de época em 2024. Marcado para o dia 9 de março, terá a participação da Escola de Samba Inhandava e outras duas convidadas de Rio Pardo, além do Bloco dos Palhaços, de Lajeado. Uma das novidades deste ano é a festividade pós-desfile na própria Passarela do Samba Antônio Edgar Chilella. Em primeira mão, integrantes da Inhandava trouxeram o samba-enredo da escola no programa Panorama desta sexta-feira (9).

O presidente da escola, Bruno Petry, o diretor de harmonia e cavaquinista, Denilson de Oliveira, o Buiú, e o intérprete, Jonas Correia da Rosa, o Buiuzinho, ressaltaram que a escolha da data ocorreu em razão de muitas pessoas estarem fora da região no feriadão de carnaval. Outro motivo foi a proximidade com as festas de final de ano e a dificuldade maior em conseguir material para confeccionar as fantasias e adereços. E para não coincidir com a data do carnaval de Porto Alegre, em parceria com a Prefeitura de Bom Retiro foi definido o dia 9 de março.

Três escolas irão desfilar neste ano: Embaixadores do Ritmo e Realeza, ambas de Rio Pardo, além da Inhandava. O Bloco dos Palhaços, de Lajeado, também irá participar. A previsão é que a escola anfitriã encerre sua passagem por volta de meia-noite e trinta. Na sequência, a novidade deste ano ficará por conta da festividade pós-desfile. “Lá no final da avenida vamos ter um final com a escola fazendo algumas músicas e depois vamos ter participações ao vivo de bandas de pagode e Djs, então a gente mudou também um pouco este panorama sobre a festividade pós o carnaval, antigamente acabava o desfile e tudo se encerrava”, considerou Petry.

Em primeira mão, durante a participação no programa Panorama, foi apresentado o samba-enredo “Viver os encantos turísticos do Pesqueiro do Vale”. O objetivo é falar sobre Bom Retiro do Sul e trazer mais questões históricas da própria cidade, salientando os pontos turísticos como a barragem, a escadaria, o pórtico e as figueiras. Também serão destacados os setores que o turismo envolve: ecológica, econômica e gastronômica. E sobretudo, reforçar o retorno da nomenclatura do Pesqueiro do Vale, que se perdeu de certa forma com o tempo.


CONFIRA O sAMBA-ENREDO NA ÍNTEGRA


O samba-enredo foi composto por Buiú em dois dias. Ele tem sua base familiar na escola. “Estava nove anos afastado da Inhandava então é uma volta muito gostosa, muito bacana”, comemorou. O carnaval de Bom Retiro do Sul será realizado a partir das 20h do dia 9 de março, na Passarela do Samba Antônio Edgar Chilella.

Texto: Gilson Lussani
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui