Escravidão pode custar R$ 6,2 bilhões à Igreja Anglicana

Grupo considera insuficientes os 100 milhões de libras prometidos pela Church of England, a fim de compensar suas conexões históricas com a escravidão


0
Foto: Wikimedia

O órgão supervisor independente Oversight Group aconselha a Igreja Anglicana a decuplicar, para 1 bilhão de libras esterlinas (1,17 bilhão de euros, R$ 6,28 bilhões), o fundo criado para compensação de seus laços históricos com o comércio de escravos.

A Church of England é a matriz do anglicanismo global, totalizando cerca de 85 milhões de membros. Em janeiro de 2023, o órgão Church Commissioners, que administra suas reservas e ativos, anunciou que contribuiria com comunidades afetadas pela escravidão com 100 milhões de libras, distribuídos ao longo de nove anos.

O compromisso foi consequência de a instituição ter reconhecido que fora financiada com investimentos da South Sea Company, uma multinacional do século 18 envolvida no tráfico transatlântico de escravos.

Após abolir a escravatura em 1833, o Império Britânico concedeu aos proprietários de escravos das Índias Ocidentais uma indenização equivalente a 20 bilhões de libras esterlinas atuais. Em 2023, o rei Charles 3º, doReino Unido, anunciou que apoia a pesquisa das conexões históricas da monarquia britânica com a escravidão.

Fonte: DW

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui