Estações de tratamento de água e 80 toneladas de mantimentos: saiba o que o maior navio de guerra da América Latina traz ao RS

Navio aeródromo Atlântico chega a Rio Grande no sábado carregado com alimentos, água e donativos


0
Foto: Marinha do Brasil/divulgação

Chega no próximo sábado (11) ao Porto de Rio Grande o navio aeródromo Atlântico, o maior navio de guerra da América Latina. A embarcação foi enviada pela Marinha do Brasil carregada de alimentos, água e donativos para o Rio Grande do Sul. Segundo o Capitão de Mar e Guerra da Marinha, Rafael Machado, chefe do Estado Maior do Comando do 5º Distrito Naval, além de mantimentos serão desembarcadas duas estações de tratamento de água e equipamentos para 40 caminhões de grande porte.

O navio saiu do Rio de Janeiro para dar suporte na maior tragédia climática do estado. Ele possui mais de 200m de comprimento e capacidade de conduzir operações aéreas, com oito lançamentos e recolhimentos de aeronaves de forma simultânea. São 80 toneladas de gêneros a serem entregues em Rio Grande e depois repassados às regiões atingidas pelas chuvas. A tripulação conta com cerca de mil homens, sendo 300 fuzileiros navais da Marinha do Brasil, inclusive a tropa anfíbia. Com os 40 caminhões a serem equipados, será possível ultrapassar obstáculos do tipo de terreno de guerra, pois há vários trechos com uma série de destroços deixados pelas enchentes.

O Atlântico possui capacidade de tratar a água do mar para ser utilizada no próprio navio. Para as regiões afetadas, serão destinadas duas estações móveis de tratamento de água direcionadas a Porto Alegre e ao Vale do Taquari. A capacidade é de produção de 20 mil litros de água por hora.

Além disso, conta com um centro médico com 23 profissionais da área da saúde e oito leitos. As embarcações menores irão transportar essa estrutura para a região metropolitana de Porto Alegre.

O Capitão Rafael Machado ainda informou que outros dois navios estarão trazendo mais 120 toneladas de donativos nos próximos dias. “Vai ser um fluxo logístico constante e permanente, a fim de que isso chegue a Porto Alegre, vá até o Vale do Taquari, vá até as regiões de Eldorado do Sul, vá até o Guaíba, enfim, consiga atender todos os municípios”, conclui.

Texto: Gilson Lussani
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui