Estado tem queda recorde de homicídios e roubos no mês de março

Em comparação com o mesmo período do ano passado, os feminicídios também tiveram uma queda expressiva


0
Foto: Carolina Leipnitz

Conforme dados divulgados pela Brigada Militar (BM), houve uma redução histórica dos homicídios em março no Rio Grande do Sul. Em comparação com o mesmo período de 2023, a queda foi de 40%, passando de 172 crimes para 103.

O índice alcançado no principal indicador de criminalidade é o menor em comparação com qualquer outro mês desde o início da série histórica. No Vale do Taquari, foram dois casos, em Lajeado e Arroio do Meio, mesmo número do ano passado.

Outro crime contra a vida acompanhado com rigor é o latrocínio (roubo seguido de morte). Em março, o indicador não teve variação estatística, tendo sido registrados seis casos tanto em 2023 e 2024. Nenhum em nossa região.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, os feminicídios tiveram uma queda expressiva de 70% em março. Enquanto em 2023 foram registrados 10 casos de morte de mulheres em razão de gênero, neste ano foram três. Nenhum no Vale do Taquari.

Ao se considerar os recordes de baixas nos roubos a pedestres e de veículos, março pode ser considerado o mês mais seguro no estado desde 2010, quando os dados começaram a ser mensurados.

Pela sétima vez consecutiva, o número de crimes de roubo a pedestre é o menor já registrado. Os 1.411 casos registrados em março significam uma redução de 44% em comparação com o mesmo mês em 2023.

Os roubos de veículos também registraram o menor total em relação a qualquer mês já registrado. Foram 211 casos contabilizados em março, uma redução de 48% em relação ao mesmo período do ano passado.

As ocorrências em estabelecimentos comerciais e no transporte coletivo também tiveram importante redução no mês de março. A redução de ocorrências no comércio foi de 29%. No transporte público, a queda foi mais expressiva, com 66% de redução. MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui