Estas moscas grudentas


0
Foto: Ilustrativa/Divulgação

As moscas estão há 65 milhões de anos se adaptando às condições ambientais e só não existem nos polos. São ao redor de 1 milhão de espécies de dípteras (moscas, mosquitos, mutucas e borrachudos) e destas 160 mil descritas cientificamente. No Brasil seriam 12 mil espécies

Mas vamos nos preocupar com as moscas domésticas, que adoram restos de comida, lixo e cozinhas. As varejeiras que querem lixo em decomposição, carnes apodrecendo, feridas abertas e mofo. Mosca da carne lógica qualquer tipo de carne e adoram peixes. Moscas de estábulo do meio rural e querem estercos em decomposição. E as mosquinhas de banheiro que vivem no ralo e se alimentam de pele, cabelo em decomposição.

As moscas têm sangue frio e precisam de outros animais, inclusive nós, para se aquecer. Não é fácil pega-las, tem olhos que podem enxergar 360°, na verdade são de 3000 a 6000 olhos. São capazes de bater asas 330 vezes por segundo e reagir numa velocidade de 100 milésimos de segundo para escapar. Sua velocidade fica entre 6 a 8 km por hora. Vivem ao redor de 28 dias. Suas patas têm pelos grudentos que permitem ficar parada em paredes e tetos. E através das patas dianteiras sente o gosto por isso estão sempre limpando. Se alimentam de líquidos e se preciso diluem com saliva. As moscas rurais podem voar por até 11 km enquanto as domésticas ao redor de 1 km, mas preferem ficar ao redor de onde tem comida 100 metros.

Elas fazem parte da cadeia alimentar de vários outros animais como sapo, aves, morcegos, formigas, lagartos, lagartixas, libélulas, aranhas e outros. E de plantas carnívoras. Cerca de 19% dos alimentos que consumimos dependem de as moscas fazerem a polinização. Negativamente são transmissores de doenças por estarem sempre onde tem imundices: cólera, febre tifóide, várias diarreias, disseminam bactérias, vírus, parasitas etc.

Porque as moscas ficam grudentas? Os mais vividos dizem que as moscas estão grudentas e estão sinalizando chuva. E é verdade. Dias abafados, calor e umidade fazem a gente suar. E isto, o suor e o nosso cheiro, atrai as moscas domésticas e passam a ficar mais próximo das pessoas e uma mosca atrai as outras.

Na internet é possível ver vários testes destes equipamentos eletrônicos para atrair e matar moscas. A maioria deles não funciona bem, não vale o custo benefício. Também tem várias indicações de controle alternativos que são paliativos.

Importante nada substituir terminar com os locais onde elas se multiplicam. Limpeza rigorosa, lixos fechados, não deixar o que pode servir de alimento em cima de mesas, pias, lixos em terrenos etc. Telas nas janelas e portas são uma boa indicação.

Foto: Ilustrativa/Divulgação

Algumas dicas simples que ajudam, mas, não resolvem definitivamente

1- Numa tampa rasa colocar vinagre de maçã e 3 gotas de detergente de preferência com cheiro de fruta. Irá atrair e matar.
2- Misture meio litro de água e de vinagre branco e depois com um pano passe nas janelas, portas e em cima de pias e mesas. Irá espantar as moscas.
3- Uso de cartão pega mosca: numa panela e por 5 minutos coloque um pouco de breu e óleo de soja e deve ser em fogo baixo. Depois com pincel pinte sobre papel/cartão de preferência de cor amarela.
4- Café em pó, pode ser usado, mas bem seco, colocar num vidro raso e colocar fogo ou com uma vela. Queimará como se fosse um boa noite bom para áreas abertas.
5- Café solúvel colocar 2 colheres de chá em 200 ml de álcool e dissolver. Acrescentar 10 cravos da índia e repousar por uma hora e misturar bem. Coar e colocar num borrifador para aplicação. Ou pode usar para limpeza com um pano. Funciona bem para todos os insetos. Pode ser feito com café passado e seco, mas, não colocar no borrifador pode entupir. Pode ser usado no evaporador aqueles com palitos também.
6- Armadilha com garrafa PET também tem vários modelos disponíveis na internet. Usar como atrativo um pouco de refrigerante, xarope, doce etc. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui