Estrela pede mais policiais ao governo do Estado

Moção foi enviada pelo vereador Ernani de Castro (PMDB), presidente do Legislativo.


0


O pedido de reposição de policiais e de pagamento de mais horas extras para a Brigada Militar de Estrela será avaliado pelo governador do Estado, José Ivo Sartori. Um requerimento de moção foi enviado nesta semana pelo vereador Ernani de Castro (PMDB), presidente do Legislativo, solicitando reforço na segurança pública. A expectativa é de resposta em um mês.

Vereador Ernani de Castro (PMDB) assina o requerimento de moção. (Foto: Natalia Ribeiro)

Reclamações de munícipes, principalmente de comerciantes, motivaram o pedido. “Devido ao crescente número de assaltos, os lojistas cogitam a possibilidade de trabalhar com as portas fechadas, algo que é inadmissível para uma categoria que paga muitos impostos”, argumenta Castro.

A insegurança foi tema de reunião, nesta segunda-feira (03), com o Capitão Jorge Luiz Engster, na Câmara de Vereadores. O militar sugeriu que a casa encaminhasse um pedido de reposição ao governo, o que acabou sendo feito. Ele acredita que a ampliação das horas extras possa colocar mais policiais nas ruas.

O aumento no número de ocorrências foi percebido pelo vereador que encabeça o requerimento. “Estão levando nossos brigadianos para apertarem o cerco na Grande Porto Alegre e no Vale dos Sinos. Enquanto isso, os bandidos estão rumando para municípios menores”, destaca.

Major Abreu reconhece aumento de assaltos em Estrela. (Foto: Natalia Ribeiro)

As autoridades também perceberam esse incremento. O Major Marcelo de Abreu Fernandes, que responde pelo 40º Batalhão da Polícia Militar em Estrela, confirma que os meses de fevereiro e março tiveram aumento no número de assaltos a residências, a estabelecimentos comerciais e a pedestres. “Estrela está sendo vítima da migração dos bandidos, que saem da Capital. Percebemos isso nas prisões e nas abordagens, quando detectamos pessoas com extensa ficha criminal circulando pela cidade”, explica.

O envolvimento do Legislativo é elogiado pela corporação. Segundo Abreu, Estrela “tem um déficit de aproximadamente 50% de efetivo, o que dificulta a realização de ações preventivas e repressivas”, diz. No entanto, o major espera que a liberação de novos policiais garanta reforço para a cidade. Cerca de 1,6 mil soldados devem ser formados no mês de julho. “Temos expectativa de receber oficiais, mas sabemos que eles não vão cobrir toda a deficiência que temos aqui”, acredita.

O atual número de policiais e o valor que é repassado em horas extras não foi divulgado. Além de Estrela, o batalhão atende as cidades de Bom Retiro do Sul, Colinas, Fazenda Vilanova, Imigrante, Paverama, Poço das Antas, Tabaí, Taquari, Teutônia e Westfália. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui