Estrela projeta recolhimento de 50 mil toneladas de entulhos das enchentes de maio

Município recebeu recurso federal para destinação dos resíduos; coleta começa em 15 dias


0
Foto: Marcelo Cardoso/Rádio Independente

Após as enchentes registradas em maio de 2024 no Rio Grande do Sul, montanhas de entulhos se formam em diversas cidades do Vale do Taquari. De acordo com a administração de Estrela, o município recebeu recursos federais para destinação dos resíduos. No momento, a licitação está em andamento para coleta, transporte e destinação do material.

Segundo a diretora de Meio Ambiente de Estrela, Tanara Schmidt, em 2023, foram recolhidos cerca de 34 mil toneladas de entulho. Após as cheias de maio deste ano, a secretaria projeta a coleta de até 50 mil toneladas de resíduos.

Todo o material será encaminhado para a cidade de Minas do Leão. A área portuária foi escolhida para armazenamento temporário do material, muito em função das dificuldades de logística.

Os bairros Marmitt, Moinhos e Vila Teresa são os locais com maiores acumulados de entulhos. “São casas inteiras, que foram totalmente danificadas, além de todos os móveis”, destaca Tanara.

Há uma preocupação de gestão do meio ambiente e também de saúde pública. Por isso, em até 15 dias as carretas devem começar o trabalho de recolhimento do material.

Prefeito em Brasília

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, vai a Brasilia nesta semana para audiências com o secretário da Defesa Civil Nacional, o secretário da Habitação e com o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)

Entre os assuntos a serem discutidos está a possibilidade da dragagem do Rio Taquari.

Texto: Fernanda Kochhann
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui