Estudantes que haviam perdido benefício, voltam a receber passagem escolar em Lajeado

Alunos da escola Capitão Felipe Dieter retomaram atividades curriculares nesta manhã (17).


0
Imagem Ilustrativa. (Foto: Simões Filho)

Estudantes da escola municipal de ensino fundamental Capitão Felipe Dieter, do bairro Imigrante em Lajeado, voltaram a receber subsídio para a passagem escolar. Na manhã desta segunda-feira (17), as 56 crianças que haviam perdido o benefício no início do mês, retomaram as atividades curriculares normalmente.

A decisão de suspender as passagens partiu da Secretaria Municipal de Educação (SED), seguindo resolução que concede o transporte somente para aqueles que residem a três ou mais quilômetros de distância do educandário estudam. A partir dai, o Círculo de Pais e Mestres (CPM) da escola deflagrou mobilização para reverter a decisão.


Ouça a reportagem

 


Como forma de protesto, sob justificativa da periculosidade do trecho a ser percorrido a pé até a escola, os pais mantiveram as crianças em casa, por uma semana. Diante da repercussão, o executivo protocolou projeto de lei que diminui para dois quilômetros da distância regulamentar e estende o benefício do transporte para situações de periculosidade e difícil acesso, o que acaba contemplando todos os alunos do bairro Igrejinha, onde a maioria dos estudantes da Capitão Felipe Dieter residem.

A matéria foi aprovada pela Câmara de Vereadores, na terça-feira (11). “Foi uma conquista de toda a comunidade. Esperamos que não precisemos passar mais por esta situação”, disse o presidente do CPM, Waldemir Becker. O projeto que regulamenta a nova legislação vai beneficiar mais de 100 crianças de dez escolas municipais de Lajeado. LF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui