Expresso Azul planeja aumentar frota de ônibus para utilização no transporte coletivo de Lajeado

Empresa também estuda adaptação de linhas. “Está em análise e esperamos que no mês de abril já se tenha uma solução”, adianta o diretor


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Foto: Arquivo / Grupo Independente

A Expresso Azul planeja incrementar a frota de ônibus para o transporte coletivo público de Lajeado. O diretor da empresa, Pedro Guarnieri, estima que a aquisição dos veículos deve ocorrer nos próximos quatro ou cinco meses. Dessa forma, poderiam entrar em operação no segundo semestre.

Hoje a concessionária atua com 32 ônibus nas linhas, e mais dois reservas. A ideia é adquirir mais dois coletivos para melhorar a oferta do serviço público na cidade. “Estamos em tratativas para ampliar frota e, consequentemente, os serviços”, destaca, antes de completar: “Estamos pensando em fazer um financiamento, pela necessidade do serviço”, observa.

Os horários de pico são de manhã cedo, ao meio-dia e no fim da tarde. Os itinerários mais movimentados são aqueles que passam pelos bairros Santo Antônio, Jardim do Cedro e São Bento.

Cerca de 120 mil passagens são comercializadas por mês em Lajeado, o que dá uma média de 4 mil/dia. Desse montante, 11 a 12 mil são utilizadas por idosos, que não pagam por conta de lei federal.

Pedro Guarnieri, diretor da Expresso Azul (Foto: Tiago Silva)

“Esse dinheiro faz falta”, reconhece o diretor da Expresso Azul. “A rigor, se fosse remunerado, nós atingiríamos o valor correto da tarifa”, sustenta. Segundo ele, pelo custo operacional, a tarifa deveria ser R$ 8,30, mas torna-se impraticável.

Recentemente, a Câmara de Vereadores de Lajeado aprovou o aumento do subsídio do município ao transporte coletivo, de R$ 1,06 para R$ 1,10. A nova tarifa, de R$ 6,85, entrou em vigor em 13 de março. Porém, com o aporte da prefeitura, o usuário final paga R$ 5,75 na cidade.

Novas rotas

Conforme Guarnieri, está em estudo a adaptação das linhas de ônibus em Lajeado. O objetivo é promover alterações nos itinerários devido às solicitações que vêm de bairros com maior densidade populacional. O pedido é para que os coletivos passem em mais ruas. “Pode aumentar o tempo de viagem, uma situação que preocupa bastante porque aumentar três ou quatro quadras e não chegar no destino final no horário que o passageiro precisa, muitas vezes é mais prejudicial do que o benefício que vai trazer para alguns passageiros”, pondera. “Isso está em análise e esperamos que no mês de abril já se tenha uma solução.”

Pedro Guarnieri, diretor da Expresso Azul (Foto: Tiago Silva)

Vias expressas

Questionado sobre como melhorar o transporte público e aumentar a base de usuários, o diretor da Expresso Azul diz que isso passa pela “qualificação do serviço”. “Essa qualificação passa pela existência de vias expressas para os ônibus. A partir do momento que ele está circulando junto com o automóvel, o tempo do ônibus é retardado. Nas cidades onde existe faixa exclusiva para ônibus, a rapidez do transporte é muito mais, e a demanda também cresce”, destaca.

“O pessoal do trânsito está estudando” esta possibilidade, adianta, sobre Lajeado. “Em alguns trechos de maior demanda, a gente sabe que existe esse estudo na prefeitura”, conta.

Texto: Tiago Silva
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