Extrema direita conquista mais de um terço do eleitorado na França

Nova configuração da Assembleia Nacional francesa será decidida no domingo, 7. Macron pediu aliança democrática após derrota no primeiro turno


0
Jordan Bardella (Foto: Reprodução/X)

Os franceses foram às urnas neste domingo, 30, para o primeiro turno das eleições legislativas do país, antecipadas por Emmanuel Macron após a extrema direita conquistar a maioria dos assentos no Parlamento Europeu. Segundo resultados oficiais do Ministério do Interior do país, divulgados nesta segunda-feira, 1º, a sigla de extrema direita, Reunião Nacional, de Marine Le Pen e Jordan Bardella, venceu o pleito com 33% dos votos.

Na sequência, ficou a coalizão Nova Frente Popular, de esquerda, com 28% dos votos. Já a coalizão de Macron, foramada pelo Renascimento e outras legendas de centro, enfraqueceu e conquistou 20% do eleitorado, confirmando as projeções. O resultado só vai ser decidido no segundo turno, no próximo domingo, 7, mas a primeira rodada foi marcante, com o maior comparecimento às urnas em 40 anos. Estima-se que 69% dos eleitores tenham ido votar, percentual superior aos 52,4% de 2022, quando Macron foi eleito.

Embora as motivações de Macron para antecipar as eleições legislativas não sejam óbvias, a opinião pública viu o movimento como um grande obstáculo que ele colocou ao próprio mandato. Caso no segundo turno os extremistas do Reagrupamento Nacional consigam, mesmo, a maior bancada na Assembleia Nacional, o presidente terá de indicar o carismático Jordan Bardella como primeiro-ministro.

Fonte: Veja

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui