“Forno da Praça” oferece alternativa para produção de alimentos à moda antiga no Centro de Estrela

Espaço deve ser inaugurado entre o fim de março e início de abril, na Praça Henrique Roolaart


0
Foto: Luís Fernando Wagner

Se encerrou neste domingo (3) o concurso que escolheu o nome da mais nova atração da Praça Henrique Roolaart na Feira do Produtor, no centro da Estrela: os três fornos construídos em tijolo e barro. A votação popular realizada no perfil oficial do Governo de Estrela no Instagram, elegeu o nome “Forno da Praça” para espaço. As duas outras opções eram “Direto do Forno” e “Kuchen Platz”. “Forno da Praça oferece uma abordagem mais descritiva, enfatizando o ambiente comunitário e a localização central dos fornos na praça”, comenta a integrante da comissão organizadora da iniciativa, Regina Mallmann.

Regina Mallmann (Foto: Luís Fernando Wagner)

Regina comenta que o projeto é inspirado no modelo localizado na Praça das Nações, em Gramado e remete aos antepassados alemães. “Queremos que o forno, mais do que um espaço de uso para produtores, cozinheiros e outros, se torne um local de integração, amizade e desenvolvimento de negócios. Será próprio para pessoas produzirem seus produtos artesanais, de certa forma, em maior escala, o que talvez não conseguem em suas casas, e também aproveitem para a troca de receitas, criação de amizades. Visa-se também a potencialização, sendo que também será próprio para oficinas profissionalizantes, seja de alunos ou mesmo jovens e adultos, inclusive através dos cursos desenvolvidos pela Ceiteq”, explica.

Para isso, segundo Regina, serão três fornos que contarão com agendamento para o uso ao longo da semana. Uma espécie de ecônomo/monitor será o responsável por essa organização e limpeza do local, que contará com uma cozinha industrial aprovada pela vigilância sanitária que será equipada para a preparação dos alimentos e armazenamento dos ingredientes e utensílios.

A inauguração está prevista para o fim de março ou início de abril. Isso depende das obras que ocorrem no entorno da praça, que está sendo revitalizada após a passagem das enchentes de 2023 e o vendaval do início do ano.

Texto: Luís Fernando Wagner
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui