Gêmeos deficientes visuais esperam colocação de piso tátil para realizar sonho de irem sozinhos à escola

“Parece algo simples, mas essa independência é muito importante para meus irmãos”, fala Bruna Kich


0
Gustavo Henrique Kich e Mateus Augusto Kich (Foto: divulgação)

Os gêmeos Gustavo Henrique Kich e Mateus Augusto Kich perderam a visão quando tinham 6 anos, após serem diagnosticados com distrofia retiniana, fazendo com que perdessem a visão por completo.

Hoje, com 13 anos, continuam se adaptando e procurando a independência. Aprenderam braille, arrumam suas camas, lavam e secam a louça e desenvolveram outros sentidos.

Mas ainda falta algo muito importante para os irmãos: poderem ir sozinhos para a escola, no Bairro Auxiliadora, em Estrela. “Moramos duas quadras de distância da escola, a calçada já existe, só falta o piso tátil”, salienta a irmã Bruna.

A pedido da família, em novembro de 2021, a Câmara de Vereadores de Estrela aprovou a compra das placas do piso tátil para a instalação na calçada em torno da escola, mas o piso ainda não foi instalado. “Perece algo simples, mas essa independência é muito importante para meus irmãos”, diz Bruna.

A reportagem procurou o Secretário de Obras de Estrela, Osmar Müller, que informou que as placas do piso tátil já foram compradas, mas ainda não chegaram. Se comprometeu em encaminhar a instalação assim que elas chegarem. “Já compramos! Estamos só aguardando o piso tátil para fazer a instalação”, fala o secretário.

Texto: Joel Alves

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui