Gerente regional do Sebrae explica como funciona o plano de retomada econômica para municípios afetados pelas enchentes

Liane Klein ressaltou o compromisso do Sebrae em contribuir para a retomada econômica dos municípios atingidos


0
Liane Klein ressaltou o compromisso do Sebrae em contribuir para a retomada econômica dos municípios atingidos (Foto: Jonas de Siqueira)

O Sebrae RS, em parceria com o Grupo Aquila, está implementando um Plano de Retomada Econômica destinado a alguns municípios atingidos pelas enchentes de 2023. Em entrevista ao programa Redação no Ar desta quarta-feira (7), a gerente regional do Sebrae, Liane Klein, explicou detalhes da iniciativa. 

A iniciativa, que abrange os municípios de Muçum, Encantado, Roca Sales, Arroio do Meio, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Estrela e Colinas, tem como objetivo fornecer um suporte abrangente, impulsionando a recuperação econômica e o desenvolvimento sustentável frente às adversidades das enchentes.

A gerente regional do Sebrae explica que o plano é estruturado em quatro fases, buscando não apenas identificar e direcionar, mas também capacitar e gerir de forma organizada as melhores práticas para a reestruturação e retomada econômica desses municípios. “Nas últimas semanas de dezembro, foi entregue um relatório com 67 indicadores governamentais, ‘indicadores oficiais’, atualizados permanentemente. Esses indicadores abordam eficiência fiscal, saúde, educação, infraestrutura, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico”, explicou Liane. 

“A gente entendeu que além de atender as empresas, também ter um trabalho voltado para o poder público para que a gente pudesse ajudá-los a se reorganizar”, destacou Klein, ressaltando o compromisso do Sebrae em contribuir para a retomada econômica dos municípios atingidos pelas enchentes. 

Fases do Plano

Diagnóstico: Utilizando a Plataforma IGMA, são analisados 67 indicadores em áreas como eficiência fiscal, educação, saúde, infraestrutura, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico.

Mentoria: Desdobramento do diagnóstico em conjunto com os municípios, acompanhamento remoto e presencial e suporte técnico por especialistas.

Diagnóstico dos repasses públicos: Levantamento completo para orientar solicitações de repasses estaduais e federais, considerando programas existentes.

Capacitação: Lives e workshops para divulgar estudos, orientações e treinamentos das fases anteriores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui