Governo do Estado detalha projeto de construção de ponte em Nova Roma do Sul

Mesmo com estrutura viabilizada pela comunidade ter sido inaugurada no fim de semana, Governo do Estado mantém projeto para nova ponte no local


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Foto: Gustavo Martins Erhardt / Divulgação

As obras de uma nova ponte entre Nova Roma do Sul e Farroupilha, na ERS-448, devem iniciar ao longo deste ano. A estrutura, que terá 180 metros de comprimento, substituirá a antiga, que tinha 120 metros e foi destruída pelas chuvas de setembro de 2023. Em fevereiro, técnicos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt), devem finalizar o anteprojeto da nova ponte. Em março, o documento será encaminhado para a Central de Licitações do Estado (Celic). No último fim de semana, uma outra ponte viabilizada pela comunidade foi inaugurada.

“A construção da nova ponte metálica que liga Nova Roma do Sul e Farroupilha é um belo exemplo de mobilização popular, digna de elogios. Pela necessidade de uma estrutura melhor e em reconhecimento ao esforço da comunidade, continuamos trabalhando no projeto da nova ponte, que prevê uma estrutura mais robusta, mais alta, maior e em traçado diferente do que existe hoje, que vamos viabilizar com recursos do Estado – já que o governo federal descartou repassar recursos da Defesa Civil por considerar que a ponte entregue recentemente retira a emergencialidade”, afirma o governador Eduardo Leite.

Para que a ponte esteja habilitada para receber recursos do governo do Estado, deve ser feita nos padrões da legislação vigente. A nova estrutura será erguida ao lado da atual, com capacidade para veículos de até 45 toneladas, com duas vias e acostamento nas duas laterais. “A nova ponte é o que Nova Roma do Sul precisa para o futuro, para crescer ainda mais. O Estado está apresentando uma solução definitiva, fará a substituição de uma estrutura centenária. A nova ponte será muito importante para a logística da região e para a economia”, destaca o titular da Selt, Juvir Costella.

De acordo com o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, a estrutura que será construída, além de obedecer a padrões técnicos de qualidade, também atenderá às necessidades logísticas do município, possibilitando o tráfego de cargas e de passageiros que a estrutura atual não comporta. A previsão de custo dependerá da reestruturação orçamentária, que será finalizada em fevereiro. Quanto ao prazo de conclusão da obra, só será definido após a definição do orçamento. “Além disso, pelas normas técnicas vigentes, é necessária uma elevação da cota da ponte para garantir que tenha capacidade de atender a vazão de novas cheias. Essa ponte está cerca de quatro metros acima da estrutura antiga”, comenta Faustino.

A nova ponte ficará na diagonal do Rio das Antas, o que, segundo Faustino, será fundamental para que veículos de maior porte cheguem à cidade, movimentando a economia da região e diminuindo o custo do frete. A estrutura anterior era perpendicular ao rio.

A construção da ponte provisória foi viabilizada devido à alteração feita pelo Estado no traçado da rodovia estadual que leva à estrutura, que passou a integrar a malha rodoviária municipal. Sem essa medida, a associação municipal não poderia construir a nova estrutura, porque não haveria condições técnicas para isso, já que o traçado anterior da rodovia não comportaria o tráfego de caminhões pesados em direção à ponte.

Fonte: Governo do RS

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