Governo federal garante recurso, mas quer estudo hidrológico completo para reconstruir a ponte de ferro

Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Woff, quer subsídios para que nova estrutura suporte futuros eventos climáticos


0
Ponte de Ferro foi levada pela enchente (Foto: Reprodução)

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, visitou na tarde desta terça-feira (14) o local onde estava localizada a ponte de ferro entre Lajeado e Arroio do Meio. A estrutura foi devastada pela enchente da última semana e o Governo Federal havia anunciado o repasse de R$ 6,7 milhões para a reconstrução. No entanto, Wolff informou que a elaboração do projeto passa por um estudo hidrológico do local. A intenção é que a nova ponte suporte eventos dessa magnitude no futuro.

“Um estudo hidrológico ele é capaz de apontar qual é a vazão provável que vai acontecer e, por conta disso, qual é o vão da ponte, qual que é a altura do tabuleiro ideal para a reconstrução”, explicou o secretário. Ele reforçou que é necessário trabalhar na construção de uma infraestrutura resiliente.

Wolff complementou relatando que, a partir do estudo, vai ser elaborado um projeto executivo indicando o quanto custará a obra. O secretário citou que o valor já está empenhado, mas se o investimento apurado após a conclusão do projeto for maior, o próprio Governo Federal irá complementar o empenho já destinado.

Mesmo com a iniciativa do Governo Federal, o movimento “Amigos do Vale” lançou na semana passada a campanha “Juntos pela Ponte”, com o objetivo de angariar recursos para a reconstrução da ponte. O humorista Badin, o Colono, doou R$ 500 mil, que foram adicionados à campanha, que até o fim da tarde desta terça-feira (14) contava com 836 mil.

Texto: Gilson Lussani
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui