Governo quer criar nova estrutura de Defesa Civil do Estado; Vale do Taquari merece atenção especial, diz Leite

Região é uma das mais afetadas do Estado pela enchente e por deslizamentos de terra


0
Governador visitou famílias abrigadas no Parque João Batista Marchese (Foto: Franklin Althaus)

No sábado (18), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, visitou várias cidades do Vale do Taquari que foram atingidas pela enchente. Em Encantado, durante uma pequena coletiva de imprensa realizada no Parque João Batista Marchese, o gestor destacou a criação da Secretaria da Reconstituição Gaúcha, que, entre as atribuições, deve atuar na formação de uma estrutura mais robusta com sistemas de alerta e tecnologia mais precisos sobre o clima. O Governo também pretende estabelecer uma nova estrutura de Defesa Civil do Estado, com estruturas robustas em localidades como o Vale do Taquari.

“Este cenário tão crítico vai fazer com que a gente tenha a oportunidade também de estabelecer uma nova estrutura de Defesa Civil do Estado, com estruturas também robustas em localidades como o Vale do Taquari que merece uma atenção toda especial”, disse Leite.

Sobre as medidas que podem ser feitas no Vale do Taquari, Leite destacou que algumas ações, como a dragagem do rio, sistemas de contenção de encostas e outros sistemas de proteção são prioridades que serão analisadas pela Secretaria da Reconstituição Gaúcha, que vai trabalhar com estes projetos técnicos.

“Vai ter uma frente especial dedicada à resiliência, que é a nossa capacidade de nos adaptarmos para conviver melhor com essa situação. Eu sei que aqui a população do Vale do Taquari, certamente muito impactada com o que tinha acontecido no ano passado, em setembro, em novembro houve nova uma enchente, que causou muitos transtornos e agora esta, pode estar com dificuldades de confiar num futuro próximo, até de médio e longo prazo, mas eu asseguro aqui, a essa comunidade, que tudo isso que nós passamos servirá de lição para todos nós, mas também de oportunidade para que a gente possa colocar energia, foco e recursos para fazer uma estrutura robusta de proteção e atendimento a estas comunidades mais vulneráveis em relação ao clima, que é o que a gente observa nestas comunidades dos Vales”, destaca.

O governador ainda assegurou que terá uma estrutura robusta, com sistemas de tecnologia que vão permitir alertas mais claros, com uma velocidade de entrega mais rápida para a comunidade.

Texto: Elisangela Favaretto
[email protected]

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui