Grupo proprietário da Fórmula 1 anuncia compra de MotoGP por 4,5 bilhões de euros

Operação ainda precisará ser validada por autoridades reguladores


0
Foto: Ducati / Divulgação

A compra da Dorna Sports, empresa que possui os direitos sobre o Mundial de MotoGP, nesta segunda-feira (1º) pela Liberty Media, dona da Fórmula 1, tornou o grupo americano o líder incontestável dos esportes a motor.

A operação, avaliada em 4,2 bilhões de euros (R$ 22,9 bilhões na cotação atual), e que a Liberty Media espera concluir antes do final de 2024, deverá ser validada pelas autoridades reguladoras de diversas jurisdições, sinalizou o grupo americano. A Liberty Media comprará 86% da Dorna Sports, incluindo as dívidas, enquanto os dirigentes da empresa com sede em Madri continuarão no controle das partes restantes.

Ressaltando o “crescimento considerável” da modalidade desde sua primeira temporada em 1949, quando teve seis corridas na Europa, a Liberty Media afirmou que o campeonato “terá 21 corridas em 17 países em 2024”.

A empresa americana não foi a única interessada em adquirir a Dorna Sports.

De acordo com uma reportagem do Financial Times na semana passada, a Qatar Sports Investments (QSI), dos proprietários do Paris Saint-Germain e do TKO Group Holdings —UFC e World Wrestling Entertainment (WWE) —, também estavam em negociações para comprar a Dorna.

A operação ainda precisará ser validada pelas autoridades antimonopólio.

Além do MotoGP, a Dorna Sports também controla o Campeonato Mundial de Superbike e o campeonato de MotoE (motores elétricos). Desde que assumiu a Fórmula 1 em 2017, a Liberty Media implementou uma estratégia de expansão, sobretudo nos Estados Unidos, país da Nascar e da IndyCar.

Fonte: Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui