Guarda Municipal de Lajeado deve trazer maior sensação de segurança à população

Aprovado nesta terça-feira na Câmara de Vereadores, projeto foi uma das estratégias previstas no Pacto Lajeado pela Paz


0
Sérgio Diefenbach (Foto: Gilson Lussani)

Foi aprovado na noite desta terça-feira (19) pelos vereadores de Lajeado o projeto que cria a Guarda Civil Municipal. As próximas etapas para implementação efetiva da proposta são a realização de um concurso público e treinamentos dos profissionais. O promotor Sérgio Diefenbach abordou o tema no quadro Direto ao Ponto desta quarta-feira (20) e lembrou que a matéria é uma das estratégias de segurança pevistas no Pacto Lajeado Pela Paz e que deve trazer maior sensação de segurança à população.

Lajeado possui quase 100 mil habitantes, mas cerca de 300 mil pessoas circulam pela cidade, por ser o polo do Vale do Taquari. Diefenbach entende que essa movimentação também traz o crime e o ilícito. Por isso, é necessária a presença mais efetiva de agentes de estado, que garante a liberdade de circulação, estimula o investimento e a sensação de bem-estar.

O promotor relatou que todo o processo da guarda municipal foi longo e reflete o funcionamento do estado democrático, cumprindo as etapas que vão desde o debate até a implementação. E não cessará com o início das atividades nas ruas. Sérgio Diefenbach revelou que a promotoria fará o controle e a fiscalização dos serviços. “Estará sob os olhos do ministério público, também se eventualmente houver desvio de finalidade, desvio de função, nós estaremos apontando isso ao executivo local”, finalizou.

Viva o Taquari Vivo

No próximo sábado (23) ocorre a 17ª edição do Viva o Taquari Vivo. Em Lajeado, as atividades de conscientização ambiental ocorrem no Rio Taquari, das 7h30 às 11h30, nas imediações do Parque Ney Arruda. Sérgio Diefenbach explicou que a importância do rio deve ser salientada, pois traz fertilidade às nossas terras e nos dá a água que abestece as moradias da cidade. Sinalizou que a qualidade que ser quer para o Vale do Taquari não combina com um manancial poluído.

Texto: Gilson Lussani
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui