Hospital Bruno Born dedicará um andar inteiro para nova UTI Cardiológica, que deve ser entregue em dois anos

Casa de saúde também trabalha na construção de nova maternidade, com foco no parto humanizado e experiência compartilhada com a família; obra deve ficar pronta em um ano


0

A direção do Hospital Bruno Born espera finalizar a construção de uma nova maternidade em um ano, em Lajeado. Já a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica é esperada para dois anos. Como serão esses novos espaços foi pauta para o vice-presidente do hospital, Marcos Frank, no Redação no Ar desta quarta-feira (13).

“Nós conseguimos, com o apoio do Governo do Estado, uma verba para a construção de uma ala nova voltada para a cardiologia”, explica. Essa ala ocupará um andar inteiro do hospital, obras que são perceptíveis para quem passa na Rua Carlos von Koseritz, no Centro.

Além de uma nova UTI com 10 leitos iniciais, a direção projeta oferecer à comunidade novos serviços com um aparelho de hemodinâmica. A proposta é ampliar os procedimentos menos invasivos, com mais segurança aos pacientes. Frank cita o exemplo do catéter.

“O espaço físico já está sendo terminado, mas entre o espaço físico e uma UTI, envolve equipamento e mão de obra especializada”, ressalta o médico. Conforme ele, serão necessários investimentos entre R$ 2 e R$ 3 milhões na aquisição de equipamentos. “Alguns aparelhos já estão a caminho, como o aparelho de hemodinâmica”, adianta.

Quando a nova UTI estiver inaugurada, o HBB contará com quatro unidades de terapia intensiva: Neonatal, Pediátrica, Adulto e Cardiológica.

“Junto com essa construção, a gente vai fazer uma maternidade nova”, adianta o vice-presidente do HBB. De acordo com Frank, a objetivo é fazer uma retomada do parto normal, com música, luz e cromoterapia para “fazer com que a família participe desse momento”.

Atualmente, a maternidade tem cerca 500 m² e quatro salas. Com a nova, a intenção é chegar a 1.300m², num espaço amplo para as famílias vivenciarem esse momento especial.

Médico psiquiatra Marcos Frank

Prédio do INSS

O Hospital Bruno Born ainda não recebeu oficialmente o prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na Avenida Benjamin Constant, ao lado. “O prédio do INSS não foi entregue oficialmente, e é uma reserva de espaço para o futuro”, conta o vice-presidente.

O negócio envolve uma permuta de imóveis entre Prefeitura de Lajeado, Hospital Bruno Born  e INSS. O prédio onde, há mais de 50 anos, funcionou o INSS em Lajeado será ocupado pelo HBB, que aproveitará o espaço para ampliar a estrutura da casa de saúde.

A agência do INSS funcionará na Rua Júlio May, nº 477. O prédio, construído em um terreno que era do município, já está pronto e o começo dos atendimentos deve ser em 18 de março.

Reconhecimento

Pelo quarto ano consecutivo, o hospital de Lajeado integra a lista que reúne os melhores hospitais do planeta. O Bruno Born passou da 91ª posição no país para a 79ª, entrando para a seleta lista das 80 melhores instituições de saúde do Brasil. Em 2023 o HBB era o 12º melhor hospital do RS. Em 2024, passou para a 9ª posição, ficando atrás apenas de instituições de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo.

O ranking anual é produzido pela revista semanal norte-americana Newsweek, a segunda maior dos Estados Unidos. Os pesquisadores destacam, no levantamento, que as instituições presentes na lista são capazes de oferecer atendimento da mais alta qualidade ao paciente.

“O reconhecimento nos deixa muito feliz e ainda mais responsáveis por seguir melhorando os atendimentos”, ressalta o vice-presidente, o médico psiquiatra Marcos Frank. De acordo com ele, “a classificação é tremendamente séria, e reconhece o esforço contínuo de melhorias”.

O dirigente lembra que o HBB evoluiu na qualificação de seus profissionais, propiciando formação em áreas como emergência medica. Contribuiu para o salto no ranking os baixos índices de contaminação hospitalar em setores como UTI.

Texto: Tiago Silva
[email protected]


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui