HBB presta contas do investimento de valor repassado pelo Ministério Público

Cerca de R$ 1,6 milhão foram direcionados a reforma dos quartos do SUS e à saúde emocional dos trabalhadores


0
Sérgio Diefenbach (Foto: Gilson Lussani)

Representantes do Ministério Público estiveram nesta semana no Hospital Bruno Born para receber de forma oficial a prestação de contas dos valores destinados à casa de saúde através de acordo de não persecução penal firmados na 1ª Vara Criminal de Lajeado. A quantia foi utilizada em melhorias físicas do HBB e na saúde emocional dos trabalhadores. O promotor Sérgio Diefenbach foi um dos presentes no encontro e abordou o assunto no quadro Direto ao Ponto desta quarta-feira (6).

No total, foram repassados R$ 1,66 milhão oriundos de 16 acordos firmados através de processos que envolviam, principalmente, questões tributárias. Os infratores concordaram em reverter os valores para a casa de saúde para que não tivessem que cumprir suas penas de forma privativa de liberdade. Diefenbach relatou que esta é uma tendência penal, de modo que o infrator reconheça seu ilícito e pague à comunidade a pena de um forma alternativa. A Promotoria tem a incumbência de fiscalizar o repasse das quantias e acompanhar a aplicação dos recursos.

O Hospital Bruno Born utilizou o dinheiro para reformar todos os quartos do Sistema Único de Saúde, o SUS. Foi conferido um padrão arquitetônico que proporciona maior conforto aos pacientes. O promotor afirmou que a medida elevou o patamar de dignidade dos usuários. Também foram aplicados recursos em psicologia positiva e harmonização de equipe, para que haja maior eficiência no trabalho e melhora da saúde emocional dos funcionários.

Sérgio Diefenbach lembrou que o ambiente hospitalar sempre é complexo, em função de carregar diversos sentimentos como tristeza, angústia e insegurança. Disse que é comum haver reclamações dos trabalhos prestados nas casas de saúde. No entanto, ressaltou que no HBB se percebe muita satisfação dos pacientes e de suas famílias. Explicou que são mais de mil funcionários e, além disso, outras duas mil pessoas circulam pelos prédios da instituição. Por isso, salientou a importância da qualificação na relação humana no ambiente hospitalar. GL

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui