Hidrólogo da Defesa Civil do RS projeta nova cheia para o Taquari

Pedro Camargo prevê que nível do rio chegue a 24 metros, em Estrela, entre sábado ou domingo


0
Foto: Carolina Leipnitz

O hidrólogo da Sala de Situação da Defesa Civil do RS Pedro Camargo projeta nova cheia para o Rio Taquari. Nesta sexta-feira (10) pela manhã voltou a chover e, de acordo com Camargo, ainda há previsão com volumes bem elevados de chuva, principalmente nas regiões de cabeceira do Taquari.

“Temos previsão de 200 milímetros a 300 milímetros no acumulado até segunda-feira. Isso geraria uma resposta bem significativa para região. O solo já tem bastante umidade, o que faz com que a retenção seja menor e ocorra maior escoamento”, afirma.

O hidrólogo observa ainda que o rio deve passar a cota de inundação nas cidades de Santa Tereza, Muçum, Encantando, Lajeado e Estrela, que são mais próximas ao rio, e a cota de inundação é mais baixa. Para Estrela, a previsão é que o nível do rio atinja pelo menos 24 metros.

“A perspectiva é que o rio atinja cotas de inundação, mas as cheias não devem ser tão altas quanto o evento de setembro e novembro do ano passado nem como neste evento histórico de agora. Seria uma cheia um ‘pouco mais normal’ para região, porém atingindo uns cinco metros acima da cota de inundação”, destaca Camargo.

Diante desta previsão, a recomendação é que as pessoas evitem áreas de risco e não retornem para as casas que estão situadas em zonas alagáveis. O hidrólogo acrescenta que o Rio Taquari tem uma resposta bastante rápida, podendo ter o pico da sua elevação neste sábado (11) e domingo (12), conforme ocorrerem as chuvas. FM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui