Hospital de Taquari passa a oferecer procedimentos de balão intragástrico

O método será realizado no setor de endoscopia da instituição


0
Foto: divulgação

O setor de Endoscopia do Hospital São José de Taquari, passa a oferecer o procedimento de balão intragástrico. O procedimento será realizado pelo médico Dr. Edmundo Berni Reategui, que é responsável pelo departamento de endoscopia alta e baixa do hospital. “É um método eficaz de perda de peso, como a cirurgia bariátrica. Porém, esse procedimento é de baixo risco e plenamente reversível”, destaca o médico.

De acordo com o médico, o balão intragástrico ajustável é um tratamento para pacientes que também tentaram outros tratamentos e não conseguiram reduzir a massa corporal. Durante o tratamento, que dura um ano, o paciente contará com o suporte de uma equipe multidisciplinar: médico assistente, médico nutrólogo e psicólogo. “Após o procedimento o paciente terá o acompanhamento permanente da nossa equipe multidisciplinar e pode perder de 15 a 20% da massa corporal”, disse Dr. Edmundo.

O procedimento trata-se de uma prótese de silicone (insuflada com soro fisiológico) que é colocada dentro do estômago do paciente, sendo minimamente invasivo e realizado na sala de endoscopia com o acompanhamento da equipe de enfermagem e anestesiologia. O balão intragástrico ocupa uma parte do estômago, contribuindo para reduzir o apetite. Além disso, a digestão fica mais lenta e o paciente tem sensação de saciedade por um tempo muito prolongado.

A indicação para a colocação do balão intragástrico é sempre feita após análise médica minuciosa de cada caso, em conjunto com a equipe médica multidisciplinar. A utilização do balão não é permanente, podendo durar de seis meses a um ano. Pacientes interessados devem procurar a Cecon, pelos telefones 51-3653-2189 ou 51-999210394, para mais informações. AI/JG

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui