Infectologistas esclarecem que vacina da gripe não dá gripe


0
Foto: Divulgação

A campanha da vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (10) para os profissionais de saúde. A partir do dia 17 de abril a vacinação será para professores, grupos de risco e toda a população em geral.

A campanha vacinação contra gripe iniciou nesta segunda-feira em Lajeado para nove grupos prioritários. Tem direito a imunização pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses até 5 anos de idade, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, doentes crônicos, trabalhadores de saúde, indígenas, jovens cumprindo medidas socioeducativas e professores das escolas públicas e privadas dos ensinos básico e superior.

Os infectologistas reforçam que a vacina da gripe não dá gripe. Ela é feita a partir de um pedaço do vírus que é o antígeno. Não existe material genético do vírus dentro da vacina.

É preciso de uma média de duas a três semanas para que a vacina faça efeito. Se você estiver com febre, o ideal é esperar. Já o antibiótico deve ser conversando com o médico. A vacina também deve ser tomada todos os anos.

A meta deste ano do Ministério da Saúde é de atingir 90% do público-alvo. Somente após a obtenção deste número que a imunização é aberta para as demais pessoas.

Além da vacina, outros cuidados são importantes para evitar a gripe: lave as mães com frequência; ventile os ambientes; quando tossir, tape a boca com o antebraço e não com a mão; tome mais água que o habitual, coma saudável, durma bem e pratique esportes.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui