Lajeadense de 50 anos corre 24 horas sem parar e fica em 4º na ultramaratona no Paraná

Distância percorrida de mais de 200 km pode colocar Gilberto Ferreira entre os dez melhores no ranking nacional


0
Gilberto Ferreira (Foto: Arquivo pessoal)

O fundista lajeadense Gilberto Ferreira encarou o maior desafio em sua trajetória de atleta: a Corrida 24 Horas Torao Takada, prova que foi disputada na cidade de Toledo, no Paraná, no sábado passado, dia 20 de abril. Na ultramaratona, os fundistas tiveram que correr durante as 24 horas, ininterruptamente.

O barbeiro de 50 anos, natural de Boa Vista do Buricá, mas radicado em Lajeado há 30 anos, percorreu 209,810 km, dentro das 24 horas de prova. “Fezemos o que haviamos palnejado antes da prova. Batemos nosso objetivo e até superamos um pouquinho”, comenta Gilberto.

Gilberto e Juliano Santiago (Foto: Arquivo pessoal)

Com o resultado, Gilberto terminou a prova na 4ª colocação. Além disso, a quilometragem percorrida pode ter colocado o atleta lajeadense entre os dez melhores do ranking nacional, que ainda não foi divulgado pela Confederação Brasileira de Atletismo. Porém, em âmbito estadual, Gilberto confirmou a 2ª colocação no ranking.

O fundista, que compete pela Santiago Running, reconhece a importância do trabalho em equipe, que segundo ele, foi fundamental para atingir o resultado. “Chega uma hora, no decorrer da prova, que o desepero bate. Mas a estrutura de apoio foi fundamental. As pessoas que estava, por fora fizeram até mais trabalho que eu. Tenho muito orgulho destas pessoas que estão do meu lado, especialmente a família Santiago. A ficha não caiu ainda. É uma coisa surreal. Eu só sonhava em chagar, mas não pensei que seria tão rápido assim”, argumenta Gilbero Ferreira.

O técnico Juliano Santiago frisa que treinamento físico e preparação emocional foram as chaves para superar o desafio. “Não exite segredo. Existe estudo, preparação. É passar os conhecimentos científicos e minha experiência. É treinar bastante e trabalhar muito o psicológico. A preocupação do Gilberto, na prova é correr. Nosso trabalho é deixar o atleta bem tranquilo para fazer aquilo que ele sabe que é correr”, comenta o treinador Juliano Santiago.

Agora, Gilberto Ferreira prepara-se para as próximas competições. “Agora estamos analisando as próximas provas. Uma que está confirmada é em dezembro, as 12h de Santo Ângelo. Vamos fazer algumas provas de preparação neste meio tempo”, antecipa Juliano Santiago.

Texto: Luís Fernando Wagner
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui