Lajeado desenvolve atividades alusivas ao Dia Mundial da Água

Bióloga ressalta a importância da conscientização sobre os recursos hídricos


0
Edith Ester Zago de Mello (Foto: Gilson Lussani)

Nesta sexta-feira, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água para conscientizar quanto à preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável. No Vale do Taquari, uma das ações ambientais será desenvolvida neste sábado (23) com o Viva o Taquari Vivo. Em Lajeado, além desta atividade o Centro de Educação Ambiental tem uma programação diferenciada para tratar a temática “O clima nos une e a água nos move”.

A bióloga e coordenadora do Centro, Edith Ester Zago de Mello, concedeu entrevista ao programa Redação no Ar e lembrou que as ações iniciaram com a colocação de banners educativos na Avenida Senador Alberto Pasqualini. As orientações passam pelo descarte correto do óleo de cozinha, que não deve ser jogado no ralo, mas sim armazenado em local adequado e destinado nos ecopontos.

Outra preocupação é relacionada ao saneamento das residências. A bióloga indicou que a limpeza das fossas deve ser feita a cada dois anos, pois a água poluída que extravasa do quintal acaba parando nos bueiros e posteriormente nos rios. “Começa lá na nossa casa, começa com a gente que usa a água”, explicou. Além da educação ambiental, citou que a fiscalização também é importante.

Para tratar desses assuntos, o Projeto Rio da Minha Rua será desenvolvido com alunos das escolas de Lajeado. Eles irão conhecer os mananciais que passam pela cidade na próxima semana. Em paralelo, o Centro de Educação Ambiental cadastra as ações em prol da preservação da água, como a coleta de água da chuva em residências ou implantação de sistemas de tratamento inovadores em empresas.

Já no dia 6 de abril, a partir das 15h, ocorre uma palestra e troca de ideias relacionada ao clima e a água. Temas como os telhados verdes, que é uma solução baseada na natureza, reduzindo o gás carbônico e proporcionando o armazenamento de água. O evento será no Jardim Botânico de Lajeado e a inscrição é gratuita.

Texto: Gilson Lussani
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui