Lajeado iniciou nesta semana a construção do Plano Diretor do Município. O objetivo é identificar o que a comunidade espera da cidade para os próximos 20 anos. A metodologia envolve a apuração de dados, reuniões com a comunidade e audiências públicas. O empreendedorismo e a inovação são os pilares básicos que balizarão o estudo ao longo dos próximos 12 meses.

Segundo o arquiteto responsável para desenvolver o estudo, Enio Luiz Perin, o dia a dia prova a necessidade de um planejamento novo, com diálogo coletivo e com quem vivenciou um trabalho de décadas no desenvolvimento de Lajeado.

Com experiência em municípios jovens do Mato Grosso, Perin explica que o processo é abrangente passando por oito eixos diferentes de atuação. O arquiteto frisa a importância da participação da comunidade, que vivência a economia, educação e cultura, saúde, esporte e lazer, desenvolvimento social, urbanismo, meio ambiente e os aspectos administrativos – eixos de atuação.

Ele conta que os três meses iniciais servem para captação de dados técnicos. Após esse período, nos meses de junho, julho e agosto estão previstas inúmeras reuniões com a comunidade para que em setembro seja realizada a primeira audiência pública. “Vamos pensar em um plano com certa cronologia para estes 20 anos”, revela.

Com amplo conhecimento técnico, o arquiteto afirma que Lajeado tem vocação para ser um ponto regional de convergência no Vale do Taquari. Segundo ele, as demandas técnicas devem fazer um chamamento aos pedidos da comunidade. Além disso, a Univates será ponto chave nesse projeto.

O projeto deve trazer como aliado a tecnologia, a inovação e parcerias com instituições. Lajeado possui cem quilômetros quadrados, destes, dois terços estão para serem urbanizados. Com cerca de 80 mil habitantes, sendo referência na área industrial e comercial. KO/NH

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui