Lajeado promove ações no Dia D de Mobilização Contra a Dengue neste sábado

Lajeado contava nesta sexta-feira (1º) com 16 casos confirmados, 175 em análise, 172 descartados e um óbito pela doença


0
Foto: Divulgação

O Dia D de Mobilização Contra a Dengue, que ocorre em todo o Brasil, conta com ações também em Lajeado. A data marca o calendário nacional de ações do Ministério da Saúde, com o objetivo de fazer um alerta amplo a todo o país sobre os riscos da dengue em razão do grande número de pessoas já infectadas em 2024.

Foto: Divulgação

Em Lajeado, prefeitura, por meio dos setores de Vigilância Ambiental e Vigilância Epidemiológica, agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e integrantes da Secretaria da Saúde se reúnem pela manhã no Bairro Igrejinha, com visitas a residências, orientações aos moradores e dicas para verificação de pátios e de como eliminar criadouros do mosquito.

Além disso, ocorre a distribuição de material informativo sobre a dengue, aplicação de produtos específicos em áreas públicas e em prédios públicos e roteiros com o carro de som alertando sobre os riscos da doença nas áreas mais afetadas da cidade.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, as ações realizadas neste sábado (2) são de intensificação das atividades que já ocorrem na rotina das equipes, e também para mobilizar toda a comunidade. “Hoje, a prevenção é a ferramenta mais eficaz que temos contra a dengue”, afirma.

Lajeado contava nesta sexta-feira (1º), às 12h, com 16 casos confirmados de dengue, 175 em análise, 172 descartados e um óbito pela doença.

Como evitar a contaminação pelo mosquito

Como o mosquito se reproduz em áreas com água parada, a prevenção mais eficiente para combater o mosquito é evitar que ele nasça, eliminando os locais com água parada:

– Comedouro e bebedouro dos animais domésticos – Esfregar e limpar todos os dias ao trocar a água

– Plantas como bromélias – O mais indicado é substituir por outros tipos de plantas que não acumulem água

– Caixa de água sem tampa – Manter tampados e usar telas milimétricas para cobrir. Esfregar o interior com água e sabão.

– Piscinas – Manter a água tratada com cloro e, se cobrir com lona, lembrar de colocar uma bola embaixo da lona para facilitar o escoamento da água

– Pneus com água dentro – Esvaziar e limpar. Usar areia para secar ou colocar seco em local coberto

– Garrafas, latas, embalagens, vidros – Esvaziar e esfregar. Manter apenas com tampa fechada. Descartar no lixo seco ou armazenar em local coberto

– Vasos sanitários sem uso – Esfregar e manter tampados

– Pratinhos de folhagens dentro e fora de casa – Tirar a água ou encher o pratinho com areia

– Lixo sem tampa – Esfregar e limpar. Usar tampa vedando para evitar água

– Calha de água – Remover folhas e materiais que impede o escoamento da água

– Ralos do pátio e dentro de casa – Colocar telinha milimétrica (pode ser uma peça de tule) para evitar que a fêmea entre para colocar ovos

– Plantas aquáticas – Trocar a água dos vasos e lavar com escova, água e sabão uma vez por semana

Outra medida é evitar que o mosquito pique, passando repelente em áreas expostas do corpo, instalando telas contra mosquitos, deixando portas e janelas fechadas e usando roupas compridas ou grossas.

Texto: Rita de Cássia

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui