Lajeado recebe Agência dos Estados Unidos para debater planejamento e respostas em caso de enchente

Encontro aborda protocolos em desastres naturais, com representantes de diferentes áreas da cidade, segurança, saúde, comunicação, entre outros


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Evento acontece nesta segunda-feira (29) (Foto: Gabriela Hautrive)

Representantes de diferentes áreas de atuação em Lajeado, envolvendo a segurança pública, área da saúde, logística, trânsito, comunicação entre outros, estão reunidos nesta segunda-feira (29) em um encontro do Programa de Assistência para Desastres, com participação da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid, na sigla em inglês), que está auxiliando Lajeado e o Vale do Taquari em medidas e protocolos de resposta a desastres naturais.

Os pilares discutidos são: liderança, planejamento, logística, coordenação e comunicação. A programação que acontece no Tri Hotel, no Bairro São Cristóvão, teve início às 8h30 e segue ao longo do dia, até as 18h. Conduzem o trabalho, os representes da Usaid, o tenente-coronel veterano do Corpo de Bombeiros Militar de Brasília e consultor da agência no Brasil, Paulo José Barbosa de Souza, conhecido como “PJ”, e a consultora da agência no Chile, Karina Almonacid Aguilar. Segundo PJ, é o primeiro evento desse tipo no Brasil. “Tenho orgulho de ver o que está acontecendo aqui”, destacou.

Conforme o Secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, é preciso ouvir todas as partes envolvidas em ações de prevenção. “Trabalhar o tema e achar soluções, e em cima disso, nós fizemos um questionário depois da segunda reunião com a Usaid e a nossa equipe, onde 57 pessoas preencherem o questionário e 47 estão presentes, e são multidisciplinares, são da área da comunicação, da justiça, da segurança, empresários, voluntários e bombeiros”, explica.

A ideia, a partir disso, é destacar os maiores problemas em cada área e debater eles em grupos. “Numa mesa composta por oito pessoas nós vamos trabalhar dois temas por mesa. Depois vai sair um expediente, um documento dizendo onde foram nossas maiores falhas. Vou dar um exemplo, digamos que há uma falha, temos ciência disso que podemos melhorar, no abrigo, então a Usaid, no terceiro momento vai vir agora com protocolos para saber como se gerencia”, relata o secretário.

Diagnóstico

A partir do diagnóstico entregue pela Usaid, apontando os problemas discutidos em grupo, serão iniciados diferentes cursos referentes aos temas. “Nós precisamos sim saber, não tratar as consequências, mas precisamos saber o que a gente está fazendo, onde é que está o problema e melhorar ali para dar os encaminhamentos corretos”, completa.

Sobre a Usaid

A agência é um órgão do governo dos Estados Unidos que atua com esforços humanitários e de desenvolvimento internacional para salvar vidas, reduzir a pobreza, reforçar os governos democráticos e ajudar as pessoas a progredir para além da assistência. É encarregada de distribuir a maior parte da ajuda externa, seguindo as diretrizes do Departamento de Estado americano.

 

Texto: Gabriela Hautrive
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