Lajeado reúne skatistas para exibição de filme e exposição de fotos sobre o esporte no próximo sábado

Material conta com imagens gravadas em Lajeado, além de atletas locais e de Arroio do Meio. Programação acontece na Câmara de Vereadores, a partir das 17h, sem cobrança de ingressos


0
Skatista Daniel Cerutti fazendo manobras (Foto: Grael Simões / Divbulgação)

Um filme sobre skate será exibido na Câmara de Vereadores de Lajeado no próximo sábado (13). O trabalho leva o nome de “Reunião” e tem duração de 51 minutos. Ele foi feito pelo videomaker, fotógrafo e designer gráfico Grael Simões Ferreira, de Porto Alegre, mas será exibido em Lajeado a partir da organização do grupo “Baile do Uriçamento”, que tem Diego Gomes, o Diegão ou Perdigão, como é conhecido, à frente do evento.

Conforme o videomaker Grael, o filme já teve oito exibições no ano passado, sendo sete delas no Rio Grande do Sul, envolvendo cidades do interior e também na capital, Porto Alegre, além de uma em Florianópolis, Santa Catarina. “Esse vídeo conta também com uma exposição de fotos, que foi realizada pela fotógrafa Jéssica Martins aqui de Porto Alegre, e essa exposição mostra todo o processo de gravação do vídeo, e junto com a Jéssica Martins teve uma colaboração fotográfica minha e do fotógrafo Mauricio Porton de Canoas, que é um fotógrafo de skate”, explica.

Videomaker Grael Simões Ferreira (Foto: Divulgação)

A partir disso, os profissionais reuniram as imagens para contextualizar a produção antes da exibição do filme, contemplando a exposição de fotos junto no evento. “Mesmo com o vídeo já estando online dentro do YouTube, os skatistas de Lajeado tiveram interesse em se organizar para assistir todo mundo junto o trabalho de uma forma diferente.”

Segundo Grael, dentro do esporte skate, essas exibições de filmes não são tão comuns, por conta de normalmente eles já serem divulgados na internet, o que torna o momento ainda mais especial. “Tá sendo bem legal quebrar esse padrão e fazer diferente, porque geralmente depois que o vídeo vai para a internet, é muito difícil as pessoas quererem sair de casa para se deslocar até um lugar para ver um vídeo que elas podem muito bem estar vendo em casa, no conforto do lar e tudo mais”, pondera.

Imagens gravadas em Lajeado

O filme conta com imagens gravadas em Lajeado, tendo a participação de três skatistas que foram filmados durante um dia. “Isso enriquece mais ainda o trabalho e tudo o que foi feito no ano passado. Eu não tive oportunidade de fazer uma exibição presencial aí por questões de agenda, por questões de estar fora aqui de Porto Alegre. Então, foi bem improvável que fosse possível fazer uma exibição aí no ano passado, mas ainda bem que nesse ano vai estar sendo possível graças ao esforço do Diego. E como já presenciei nas exibições anteriores, as reações das pessoas assistindo o vídeo, eu tenho certeza que quem gosta e simpatiza com o skate vai gostar do resultado”, projeta.

Organização para exibição no sábado

Diego Gomes, o “Diegão ou Perdigão” (Foto: Divulgação)

Diegão, que está à frente da organização do evento em Lajeado, relata que quem quiser participar da exibição do vídeo e da exposição fotográfica, basta comparecer na Câmara de Vereadores de Lajeado a partir das 17h do sábado (13). “Não tem custo nenhum, chega lá e assiste e soma junto com a família skateboard”, destaca.

A ideia em trazer o trabalho para Lajeado surgiu através de amigos que se reuniam para conversar e criaram o grupo Baile do Uriçamento.

“A partir daí, onde amigos se juntavam pra trocar uma ideia, andar de skate a noite inteira, conversar bastante, dar umas risadas, a gente um dia decidiu colocar uma música. E a partir daí, começou a sair a ideia do bailinho. Foi então que surgiu o nome, inclusive, Baile e Uriçamento. E como tinha muita música, muito rap, muito freestyle, muita batalha de rima, acabou que o público, não vou dizer que ele mudou, mas ele se expandiu”, explica.

Uma das cenas que faz parte do filme (Foto: Jessica Martins / Divulgação)

Depois disso, para reunir todas essas pessoas envolvidas, surgiu a ideia de promover o evento. “Nós acreditamos que os espaços públicos devem ser ocupados para que a gente possa sempre aprender. E nada mais justo que um cinema como é no Genes Work & Shop”, destaca.

O local citado por Diegão é o prédio onde fica a Câmara de Vereadores de Lajeado, na Avenida Benjamin Constant, 670, no Centro da cidade. Mais detalhes sobre o evento também podem ser acompanhados no Instagram @uricamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui