Líder haitiano de comunidade em Lajeado, Renel Simon, fala sobre encontro entre haitianos e o Brasil que ocorre em fevereiro

O encontro será uma forma de conseguirem colocar a sua opinião sobre a melhor forma de ajudar o seu país


0
Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Haitiano e morador de Lajeado há 12 anos, Renel Simon, disse que hoje vivem em torno de 700 haitianos aqui no município. Renel é líder da comunidade haitiana aqui em Lajeado, e que existe uma associação que auxilia os migrantes, principalmente na aquisição de documentos e orientação para conseguir emprego. Ele trabalhou durante sete anos no Governo Municipal, fazendo o intermédio do município com as pessoas vindas do Haiti.

Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Neste mês de fevereiro acontecerá um encontro em Brasília, na quinta-feira (22), sobre o Haiti, onde serão debatidos, dentre outros temas, a intervenção militar naquele país.
Segundo Simon, “o Brasil já liderou uma força no Haiti durante 13 anos, e em 2017 terminaram com essa missão e o país piorou. E hoje o Haiti está numa grande crise e os haitianos fugindo de lá. Então com essa reunião, os haitianos estão vindo para pedir novamente ajuda ao Brasil.”

Pra ele, o Brasil tem uma grande relação com o Haiti e acolhe muito bem os migrantes. E esse encontro, será uma forma de conseguirem colocar a sua opinião sobre a melhor forma de ajudar o seu país.

Simon finaliza dizendo que não poderá participar do encontro que ocorrerá em Brasília, pois ele não tem apoio financeiro para isso.

Texto: Juciara Gregory

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui