Lideranças falam sobre Lajeado no aniversário de 133 anos do município

Prefeito, presidente da Câmara e presidentes da CDL e da Acil ressaltam virtudes e necessidades da cidade-polo do Vale do Taquari


0
Foto: Divulgação

A Rádio Independente ouviu algumas lideranças do município de Lajeado, que nesta sexta-feira (26) comemora o aniversário de 133 anos. Elas falaram sobre sua importância, necessidades e desafios futuros.

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, falou sobre o acolhimento e as oportunidades. “Quero compartilhar com vocês esse feliz aniversário de Lajeado, esses 133 dessa cidade que acolhe, que oferece oportunidade, que está em constante transformação e que todos nós escolhemos para viver. Então vamos todos comemorar, porque são muitos os motivos que tornam essa cidade tão especial”, afirmou.

Já o presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Lorival dos Santos Silveira (PP), disse “ter muito orgulho de ser lajeadense” e comentou sobre a expansão da cidade.“Com esse crescimento, crescem também as demandas básicas da população. Lajeado é a capital do nosso vale, muito procurada por investidores e aí vem a importância de ser uma cidade organizada e acolhedora, onde possa receber todos da melhor maneira possível, sem contar que inúmeras pessoas buscam a nossa Lajeado para dar uma melhor qualidade de vida às suas famílias”, disse.

Do mesmo modo, a presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Graciela Black, também pontuou o grande crescimento da indústria, comércio, serviços e construção civil. Ela exaltou a presença de grandes empresas, conhecidas nacional e mundialmente no município, mas ressalta que as pequenas e médias são responsáveis por cerca de 60% dos empregos. Além disso, Graciela comenta algumas situações problemáticas, mas se mostra confiante.“Diversos pontos não cresceram na mesma velocidade, como saneamento básico, mobilidade urbana, educação e saúde. Entretanto, esses pontos podem ser melhorados com estudos técnicos, projetos bem elaborados e executados. Acredito que possamos crescer ainda mais nos próximos 30 anos, mas sempre pensando em tornar a cidade mais inteligente e inovadora. Com isso teremos mais qualidade de vida para os moradores”, afirma.

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado, Giselda Hahn, expressou sua preocupação quanto às mudanças climáticas. “Acredito que um dos grandes desafios que Lajeado vai enfrentar será se preparar para as chuvas, as mudanças climáticas e para as enchentes. Vejo aí que precisamos nos unir para realmente pensar como fazer para podermos nos prevenir e não termos tantas perdas e nem mesmo mortes por conta dessas mudanças que estão acontecendo com nosso clima.”, disse. Entretanto ela defende que o município tem totais condições de combater esses fenômenos e destaca a população.

“Lajeado tem plenas condições de pensar nessas questões e tantas outras que são importantes para a população. Lajeado tem um povo muito guerreiro, com uma participação social muito importante e acho que essa é uma característica fundamental para o desenvolvimento”, constatou.
Texto: Leonardo Bladt Reckziegel

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui