Lula encomenda a ministros pacote anti-inflação que vai do arroz e feijão à conta de luz

O pedido foi endereçado aos ministros da Fazenda, Casa Civil, Agricultura e Desenvolvimento Agrário e ao presidente da Companhia Nacional de Abastecimento


0
Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encomendou ao primeiro escalão um novo pacote anti-inflação. O pedido foi feito em reunião realizada na manhã de quinta-feira (14) no Palácio do Planalto. A encomenda foi endereçada aos ministros da Fazenda, Casa Civil, Agricultura e Desenvolvimento Agrário e ao presidente da Companhia Nacional de Abastecimento.

Parte do plano já está em elaboração. É o caso de medidas que têm sido estudadas pelo Ministério da Fazenda para baixar a conta de luz.

Lula dividiu com Fernando Haddad a percepção de que o preço da energia elétrica precisa baixar para que as pessoas mais pobres tenham menos gastos mensais com essa despesa fixa. Segundo fontes, Haddad se comprometeu a apresentar as medidas em breve em uma reunião separada, que deve ter a presença também de Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia.

Há também a meta de diversificar a produção de arroz, feijão, frutas e legumes, criando um programa de fomento ao campo, com acesso facilitado a crédito para pequenos e médios produtores. O caso mais emblemático é o do arroz, que tem produção concentrada no Rio Grande do Sul. Por conta das fortes chuvas que atingiram a região e deixaram dezenas de cidades em situação de emergência, a produção foi prejudicada e a safra acabou ficando mais cara do que se esperava.

Para isso, os ministros concordaram em desenvolver dois mecanismos: um que ajude a prevenir um impacto tão grande em setores — como o do arroz — quando as mudanças climáticas passarem a impactar o plantio e a colheita.

Fonte: CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui