Maior pisa de uva do mundo ocorre em Monte Belo do Sul

Organizadores da Festa da Vindima garantem que foi a primeira vez que grupos de 30 pessoas pisaram na uva ao mesmo tempo


1
Foto: Alício de Assunção

Desde a quarta-feira (26) e com encerramento previsto para este domingo (28), o município de Monte Belo do Sul, na Serra Gaúcha, realiza a 8ª edição da Festa da Abertura da Vindima. As atividades como shows, exposições e desfiles culturais ocorrem nas ruas centrais da cidade, com acesso gratuito.

A Vindima marca a abertura oficial da colheita de uva no município, que é considerado o maior produtor per capita da América Latina, com 16 toneladas por habitante, através da variedade Vitis vinifera que é destinada a elaboração de vinhos finos. Monte Belo do Sul tem 2.700 habitantes.

Secretário de cultura e turismo, Álvaro Manzoni (Foto: Alício de Assunção)

Uma das atrações que mais chamou a atenção durante o evento foi a realização da maior pisa do mundo, que consiste num grupo de pessoas pisarem sobre as uvas dentro de uma mastela com três metros de diâmetro, durante cerca de dez minutos. De acordo com o secretário de turismo e cultura, Álvaro Manzoni, a iniciativa é uma forma de resgatar uma antiga maneira de se produzir suco de uva. “Oferecemos essa vivência para os visitantes e ao mesmo tempo preservamos uma tradição de nossos antepassados.”

Ocorreram seis momentos para a pisa, sendo cada grupo composto por 30 pessoas. ‘A maior pisada de uva do mundo” destacou o secretário.

Monte Belo do Sul integra a Rota do Pão e do Vinho, um trajeto com cerca de 100 quilômetros de estradas entre os Vales do Taquari e dos Vinhedos e aguarda pavimentação. “Uma ligação que irá unir turisticamente essas duas regiões que possuem muitos atrativos” comentou Manzoni.

Texto: Alicio de Assunção
turismo@independente.com.br

1 comentário

  1. Excelente. A cidade é linda com boa gastronomia, restaurante Francesco excelente. A festa estava linda com muitas atrações. Parabéns Monte Belo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui