Mais de 350 milhões vão às urnas para eleições do Parlamento Europeu

Extrema direita deverá obter ganhos nas eleições que podem definir os próximos cinco anos da política europeia


0
Foto: Wikimedia/Divulgação

Cerca 373 milhões de europeus poderão ir às urnas e eleger 720 membros do próximo Parlamento Europeu na eleição que começa nesta quinta-feira (6) e estende até domingo (9). Uma vez contabilizados os votos do bloco de 27 nações, a estimativa é que os resultados mostrem uma mudança significativa para a direita, o que poderá ter implicações importantes para a direção política da União Europeia.

Da guerra na Ucrânia ao enfrentamento da migração em massa, da ascensão da China à ameaça das alterações climáticas, é difícil ver como um bloco de diversos países poderia falar a uma só voz. Mas a política da UE sempre se baseou em alianças entre países e ideologias políticas que representam eleitorados muito diferentes. Contudo, o centro político do bloco deslocou-se para a direita nas últimas duas décadas.

O Parlamento Europeu pode muitas vezes parecer uma bolha burocrática. Mas a UE é um ator cada vez mais geopolítico – capaz de impor sanções a figuras políticas russas e chinesas, fornecer fundos à Ucrânia e utilizar o seu peso econômico como o maior bloco comercial do mundo na diplomacia.

Fonte: CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui