Marcha dos Prefeitos Gaúchos em Brasília terá a presença de 21 lideranças do Vale do Taquari esta semana

São prefeitos integrantes das entidades Amvat e Amat


0
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Mais de 200 prefeitos gaúchos vão participar na próxima semana da Marcha dos Prefeitos Gaúchos, em Brasília. O evento organizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), ocorrerá nesta terça-feira (2) e quarta-feira (3).

A programação vai contemplar os gestores gaúchos, que não puderam participar na edição realizado de 20 a 23 de maio, também em Brasília, devido as situações de enchentes no Rio Grande do Sul. O grupo deve reivindicar, entre outras pautas, a compensação diante das perdas de ICMS que deverão ser impactados em mais de 25% do seu orçamento com a queda de arrecadação.

Pelo menos 21 prefeitos da região devem participar do evento. São 13 que integram a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat): o presidente da entidade e prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto; vice-presidente da Amvat e prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch; prefeito de Sério, Sidinei Moisés de Freitas; Mato Leitão, Carlos Bohn; Fazenda Vilanova, Amarildo da Silva; Pouso Novo, Moacir Severgnini; Venâncio Aires, Jarbas da Rosa; Boqueirão do Leão, Jocemar Barbon; Progresso, Paulo Schmitt; Estrela, Elmar Schneider; Cruzeiro do Sul, João Henrique Dullius; Arroio do Meio, Danilo Bruxel e Colinas: Sandro Herrmann. O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, não irá acompanhar a programação.

Já da Associação de Municípios do Alto Taquari (Amat), participam: prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana; de Guaporé, Valdir Carlos Fabris; prefeito de Muçum, Mateus Trojan; prefeito de Relvado, Carlos Luiz Fraporti; prefeito de Coqueiro Baixo, Jocimar Valer; prefeito de Doutor Ricardo, Álvaro Giacobbo; de Vespasiano Corrêa, Tiago Michelon e de prefeita de Santa Tereza, Giseli Caumo. O presidente da Amat e prefeito de Ilópolis, Edmar Pedro Rovadoschi, não irá participar do evento.

Programação

Dia 2 de julho

9h30 às 12h

Marcha a Brasília pela reconstrução dos Municípios do Rio Grande do Sul

Reunião de bancada com deputados e senadores do RS

• Recursos Extras:

– Auxílio Financeiro a todos os Municípios do RS

– Recomposição do ICMS

– Flexibilização de saldos em conta

14h

Mobilização Nacional Permanente

Agendas com parlamentares para buscar o avanço de medidas no Congresso.

Pautas prioritárias:

• Desoneração permanente da folha de pagamento

•Parcelamento especial das dívidas dos Municípios

• Novo modelo de quitação de precatórios

• Extensão da Reforma da Previdência aos Municípios com RPPS

• Aumento do FPM

• Liberação do limite de pessoal – OS

•PEC da Autoridade Climática

Dia 3 de julho

• Agendas com Executivo e lideranças da Câmara dos Deputados e Senado Federal (definições e horários serão comunicados em breve).

Texto: Rita de Cássia
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui