Marques de Souza pressiona por melhorias, e CCR vai calcular impacto na tarifa do pedágio para remodelar o trevo da cidade

Concessionária vai encaminhar os dados à ANTT. Se a agência chancelar, a empresa tem meio ano para começar as obras, segundo o prefeito Fábio Mertz


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Foto: Tiago Silva

Marques de Souza espera para os próximos dias um retorno da CCR ViaSul para destravar a remodelação do trevo de acesso ao município pela BR-386. A concessionária ficou de informar à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) qual o impacto que as obras terão na tarifa de pedágio. A partir do momento que a agência autorizar, a CCR tem meio ano para começar a construção do novo trevo, dentro do chamado ‘estoque de melhorias’ — trabalhos feitos quando o contrato de concessão completa 5 anos.

As informações são do prefeito de Marques de Souza, Fábio Mertz, que concedeu entrevista ao Redação no Ar desta terça-feira (27) e detalhou o que foi abordado numa reunião em Brasília com a ANTT, a 25ª que participou desde que começou a solicitar melhorias em pontos sensíveis para o município. “Esperamos que isso aconteça o mais breve possível”, afirma ele.

“Agora estamos esperando justamente o retorno das informações da CCR referente ao nosso trevo de acesso. A ANTT, chancelando esse estudo de impacto dentro da tarifa, e esses pequenos ajustes dentro do projeto do viaduto, eles já estão autorizados a começar a obra. A gente torce pra que isso esteja resolvido, o quanto antes, para que Marques de Souza seja contemplado com um trevo decente porque, hoje, a situação é deplorável”, protesta.

Atualmente, o acesso principal a Marques de Souza pela BR-386 envolve duas pontes, com distância de 350 a 400 metros entre elas, explica o prefeito. O retorno ocorre por meio dessas duas pontes, que estão abaixo da cota de alagamento. O Rio Forqueta, com uma enchente média, já tranca esses dois retornos, afirma Fábio Mertz.

De acordo com ele, o projeto do viaduto teria sentido duplo, num formato de ferradura para evitar a necessidade de desapropriação de áreas lindeiras à rodovia. O gestor municipal classifica como um “projeto majestoso, bonito, uma estrutura grandiosa que faz jus ao que o município merece”. O valor ele não sabe dimensionar.

Impacto na tarifa

Mertz diz que a CCR já deveria ter dado o retorno sobre o impacto na tarifa, mas pediu mais 15 dias para providenciar essas informações à agência de transportes terrestres. A ANTT ficou sensibilizada com o pleito de Marques de Souza por um trevo melhor, depois que o município fez um dossiê mostrando como fica aquele trecho quando ocorrem enchentes e enxurradas. “Necessitamos que essa obra seja feita o quanto antes”, defende o prefeito.

“É uma obra de envergadura um pouco maior, e vai com certeza impactar alguns centavos na tarifa”, destaca ele, que lembra, porém, que o atraso na entrega da duplicação da BR-386 entre Marques de Souza e Lajeado pode acarretar numa multa à CCR ViaSul, na forma de depreciação tarifária. Ou seja, a tarifa cair como penalidade pela concessionária não entregar conforme o cronograma.

Outras obras

Além do trevo, Marques de Souza também pede melhorias nos acessos às propriedades lindeiras e nas vias laterais, bem como a reposição de paradas de ônibus que foram retiradas da BR-386, assim como a realização de retorno em nível.

Texto: Tiago Silva
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