Material é de estabelecimentos que foram atingidos, diz prefeito de Roca Sales sobre supostas “doações enterradas”

Circula nas redes sociais um vídeo mostrando produtos de higiene sendo retirados da lama. Os itens não correspondem aos materiais repassados pela Defesa Civil, conforme a prefeitura do município


18
Imagens do vídeo que circula nas redes sociais (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Roca Sales diz que o vídeo que circula nas redes sociais com supostas “doações enterradas” não corresponde aos kits adquiridos pela Defesa Civil do município. Segundo o prefeito Amilton Fontana, o material é de estabelecimentos que foram atingidos pela enchente no início de maio.


ouça a reportagem

 


“Então ali tem material das empresas, do comércio, de todos os supermercados que foram atingidos. Aquele material, ele não é material que saiu do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do município. Por quê? Porque o município comprou o material tudo em kits, então todo o material que o município compra, as empresas entregam já os kits todos separadinhos para já distribuir para a população”, explica.

Prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana (Foto: Rádio Independente / Divulgação)

Diante disso, o vídeo que circula nas redes sociais não é sobre as doações, reforça o prefeito. “Então, não confere com esse material que tem ali, que são caixas de material de limpeza que não confere com o material que o município tem, então esse material provavelmente saiu de um supermercado de alguém que depositou ali”, destaca.

As imagens mostram produtos de higiene e limpeza. Uma mulher tira os itens do barro e mostra para a câmera. “Isso são doações que vieram pra Roca, e que estão aqui, tá tudo aqui no lixão em vez de dar para o povo. Eles fazem isso daqui, aí eles pagam os maquinários pra vir enterrar pro pessoal não ver, olha isso daqui, quanta família precisando. Sabe mais o que não tem aqui embaixo desses escombros, aqui tem colchão”, diz parte da narração feita no vídeo.

Nota divulgada pela prefeitura

Nas redes sociais, a prefeitura divulgou uma nota sobre o caso.

“Em relação aos vídeos que circulam nas redes sociais sobre o suposto descarte de donativos na área destinada aos entulhos, a administração de Roca Sales esclarece que os materiais não correspondem aos kits de cestas básicas, higiene pessoal e materiais de limpeza adquiridos pela Defesa Civil.”

O comunicado reforça que “os kits foram comprados no comércio local e entregues já montados e não de forma avulsa. Cabe reforçar, ainda, que os entulhos consistem em restos de construções e produtos de estabelecimentos atingidos pelas cheias.”

Texto: Gabriela Hautrive
[email protected]

18 Comentários

  1. Mesmo que não fosse de doações. Ao invés de descartar e enterrar poderia ser distribuído para pessoas atingidas pelas enchentes.. ou o seguro vai pagar o prejuízo e então a mercadoria precisava ser jogada fora?
    Muita maldade o desperdício.

    • Pelo que dá a entender os produtos foram descartados pois podem estar contaminados pela enchente, se tornaram inutilizáveis…

      • Entoa o prefeito ou é leigo e está de sacanagem né.. porque todo produto contaminado deve ser incinerado e não enterrado no solo que leva anos, aliás , alguns nunca se decompõem ….
        A ignorância das pessoas faz com que o clima se revolte cada vez mais e logo que tiver outra enxurrada dessas vai alagar de novo.

    • Acho que não entendeu esse material veio até ali pela força da água e lama, quando baixou a água apareceu, e este pessoal mau informado ou mal intencionado fez o vídeo e postou. Se for comprovado devem ser processados por divulgar notícia falsa

    • É muito bom esclarecer. Nas notas divulgadas não fala se este lugar é de descarte de lixo. Se for local de descarte de lixo é fácil localizar quem descartou, smj

    • Sem a caixa da embalagem , com urina de rato e esgoto, ninguém em sã mental daria ou diária, arriscando correr um processo.
      Já não chega o que eles perderam, você quer tirar o que resta DE SAUDE.

  2. Nós vivemos num país onde um morador de rua ganha um prato de comida e depois processa o restaurante alegando estar estragada. Vocês acham que iria acontecer o que se o mercado doasse alimentos da enchente? Os mercados que não faliram pela enchente iriam falir pelos processos.

  3. É muito bom esclarecer. Nas notas divulgadas não fala se este lugar é de descarte de lixo. Se for local de descarte de lixo é fácil localizar quem descartou, smj

  4. A prefeitura de Roca Sales deveria processar essa irresponsável pelo vídeo, produtos descartados devido a enchente não deve ser reaproveitados, o povo já está sofrendo com suas perdas e a reutilização desses produtos contaminados pôde trazer mais problemas para a população, já temos casos de lectopirose confirmados e essa irresponsável faz um vídeo desse, cadeia pra ela é pouco.

  5. Esse material exposto desse jeito não está correto. P q não foi distribuído bem anteriormente a esta última enchente? Deixa sobrar nas mãos das famílias, não nos depósitos sei lá de quem.

    • Eu sou a favor das redes sociais, mas quem faz um vídeo investigativo , antes de publicar deve procurar saber todos os detalhes do fato ocorrido pra não gerar , constrangimento e problemas a terceiros. CHECAR E PRECHECAR.

  6. Acho que a reportagem deveria escutar os dois lados,depois divulgar.
    Conheço a cidade e sei oq realmente aconteceu com esses produtos descartados.
    Quando se tem as duas versões da HISTÓRIA, podemos julgar e acusar.

  7. Mesmo que fosse descarte .deve ter sido maquinas da prefeitura ..errou o do o do estabelecimento que colchao e so lava pra quem nao tem ta bom .e roupas tbem.
    O prefeito poderia ter entrado em contato e ter feito isso.
    Na verdade prefeitos odeiam guarda roupas doadas so da uma oportunidade eles enterram .qtas prefeituras ja fizeram isso .e nas outras enchentes ja tinham denunciado Roca Dales por isso ne.vergo ha mas outubro tem eleicoes .

  8. Eu mesmo juntei muitos desses descartes, limpei e distribui, é triste mas porque estavam sujos ninguém queria.

  9. Sinto uma pena atroz desses habitantes sulinos depois dessa tragédia climática e ainda ter que lidar com esses bandos de canalhas que se sentem donos , mas outubro tá chegando vamos por pra correr esses miseráveis justiça será feita😢

  10. Eu sou a favor das redes sociais, mas quem faz um vídeo investigativo , antes de publicar deve procurar saber todos os detalhes do fato ocorrido pra não gerar , constrangimento e problemas a terceiros. CHECAR E PRECHECAR.

  11. Povo gosta mesmo e de procurar cabelo em ovo de ibope a impressão que da que temos vivendo num mundo de ignorantes eseproravel pensar que tem pessoas com uma mente tão pequena ainda que não desenvolveram mentalmente 😞

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui