Medabil, de Nova Bassano, vence licitação e será a responsável por construção de ponte que substituirá a ponte de ferro

Lance que garantiu a vitória foi no valor de R$ 10.999.000, mais de R$ 800 mil a menos do valor inicialmente estipulado de R$ 11.804.186,92. 


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Foi conhecida na tarde desta sexta-feira (31), a empresa que ficará responsável pela construção da nova ponte que ligará os municípios de Arroio do Meio e Lajeado, no local onde ficava a Ponte de Ferro, que acabou sendo parcialmente levada pela enchente no dia 2 de maio. A responsável pelo andamento da obra foi conhecida por meio de um processo licitatório: a Medabil, de Nova Bassano. Esta não é a mesma ponte que está sendo construída pela empresa Lyall (veja mais detalhes abaixo).

O processo foi realizado por meio da modalidade de Ampla Concorrência, que permite a participação de todas as empresas interessadas, mas que concede a vitória para quem fornecer o menor preço. O lance que garantiu a vitória para a Medabil, foi no valor de R$ 10.999.000, cerca de R$ 800 mil a menos do valor inicialmente estipulado de R$ 11.804.186,92.

A empresa está na justiça em um processo de recuperação judicial, com dívidas de aproximadamente R$ 650 milhões, mas isso não impede a participação dela em licitações. A empresa teria até às 18h desta sexta para apresentar as documentações, porém o prazo foi estendido para segunda-feira. 

No total, quatro empresas participaram da disputa. A nova ponte terá duas pistas (ida e volta), com 8m de largura e 102,30m de comprimento, e será executada com um misto de ferro e concreto. A ponte fará a transposição do Rio Forqueta por dentro dentro das cidades, sem ligação com a ERS-130. Em Lajeado, na altura da Avenida Senador Alberto Pasqualini, no Bairro Universitário, e em Arroio do Meio, na altura da Rua Marechal Floriano Peixoto (Estrada Velha).

Do total do valor, R$ 6.753.600 já foram repassados pelo Governo Federal por meio da Defesa Civil Nacional, após pedido dos municípios de Lajeado e Arroio do Meio, e o restante do recurso está sendo assegurado neste momento pelo município de Lajeado, sendo este valor oriundo do superávit de 2023. Segundo a administração municipal não há, até este momento, a participação de recursos privados ou vindos de arrecadações coletivas (as populares “vaquinhas”) na construção desta obra.

Entretanto já há anúncios de R$ 5 milhões por parte do senador Hamilton Mourão (Republicanos) através da Comissão de Constituição e Justiça do Senado e emendas parlamentares dos deputados federais Marcel van Hattem (Novo) e Ubiratan Antunes Sanderson (PL). O grupo Amigos do Vale – Juntos pela Ponte, que já arrecadou mais de R$ 1,7 milhão através de doações pelo pix [email protected].

A ponte será instalada no sistema de pré-moldados e estrutura de ferro. A instalação deve ser rápida: em até 100 dias. Conforme o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, a expectativa é que ela seja finalizada até meados de setembro.

Ponte temporária da Lyall

Pelas definições de momento, esta ponte será construída sobre os pilares da antiga ponte de ferro, que teve metade da sua estrutura (do lado de Lajeado) levada pela enchente em 2 de maio. Conforme o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, para a construção da ponte da Medabil, será necessária a retirada da ponte de ferro, inclusive, com sua nova parte que está sendo construída pela iniciativa privada, através da Construtora Lyall e empresas parceiras.

Se isso for confirmado, a ponte que será finalizada nas próximas semanas pela Lyall não ficará muito tempo em uso. Por outro lado, existem movimentações para que esta ponte de ferro temporária não seja retirada depois de instalada.

Texto: Vinicius Mallmann
[email protected]

4 Comentários

  1. Saúdo o projeto da Lyall que mantém as características arquitetônicas da ponte histórica. Lamentável a ideia de destruí-la para construir uma estrutura que ignore este aspecto no mesmo local. Haverá outras estruturas mais funcionais, incluindo a ponte da RST 130. Apesar das pressões, é preciso calma para não inviabilizarmos outros valores inerentes à ponte histórica como a sua viabilidade como ponto/produto turístico.

  2. Tanto trabalho e dinheiro gasto em matéria prima e mão de obra p logo ser retirada, porque não fazem do lado e deixam a ponte de ferro é tão linda e funcional também…

  3. Lamentável, empresários se mobilizam pra restaurar uma ponte de valor histórico, investem tempo e dinheiro pra depois ser retirada pra colocar esta outra. Até é estranho uma coisa destas…

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