Médica afirma que Ozempic não deve ser usado para finalidade estética

Medicamento para tratamento de diabetes tipo 2 tem sido utilizado para emagrecimento


0
Aline Scapini Caumo (Foto: Nicolas Horn)

Utilizado de forma original para controlar o diabetes tipo 2, o Ozempic passou a ter uma outra funcionalidade nos últimos meses: o emagrecimento. O debate é quanto ao uso indiscriminado por parte dos pacientes, já que o medicamento não requer receita para ser adquirido nas farmácias. A médica endocrinologista, Aline Scapini Caumo, concedeu entrevista ao programa Panorama desta terça-feira (27) e alertou que o remédio causa efeitos colaterais e não garante a manutenção do peso desejado se o tratamento for interrompido.

O Ozempic é uma injeção subcutânea, com a prescrição de uma dosagem semanal. O medicamento análogo a um hormônio intestinal, também potencializa a sensação de saciedade. Estudos apontaram essa percepção há pouco mais de um ano e assim, passou a ser utilizada também para o emagrecimento. No entanto, a indicação é que seja ministrada apenas em casos de obesidade e excesso de peso com risco, para quem tem a possibilidade de desenvolver doenças crônicas como diabetes e hipertensão. “O Ozempic é um medicamento para ser usado não com a finalidade estética e sim com a questão de saúde, a questão de excesso de peso, obesidade”, considerou Aline Scapini Caumo.

Ao ser usado para o emagrecimento estético, sem acompanhamento médico e a curto e médio prazo, pode provocar o ganho de peso novamente após a interrupção do tratamento. Além disso, há efeitos colaterais gastrointestinais, como náuseas, vômitos e constipação. Também não deve ser ministrado por pessoas que tenham histórico familiar de pancreatite ou câncer de tireoide.

A endocrinologista lembrou que muitos pacientes chegam no consultório já utilizando o Ozempic, por indicação de algum amigo ou familiar. Como pode ser adquirido sem a receita, fazem o uso do medicamento sem a indicação de um profissional. O valor médio mensal para o tratamento é de R$ 1 mil.

Aline Scapini Caumo reforçou que a recomendação, para pacientes que tenham finalidades estéticas com o emagrecimento, é de consultar um profissional. Além do tratamento médico, a reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos são fundamentais para a perda de peso e para a manutenção ao final do uso de qualquer medicação.

Texto: Gilson Lussani
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui