Médico fala sobre gripe e seus sintomas

Campanha de vacinação iniciou nesta segunda-feira em Lajeado para nove grupos prioritários.


0
Foto: Kainan Oliveira

Também conhecida como influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é a pneumonia, responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A gripe inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca.

Segundo o médico Claudio Klein, o maior pico de gripe ocorreu em 2009 com a pandemia do H1N1. Em 2016, houve um número preocupante de casos do influenza, inclusive com casos de morte.

Klein explica que os sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço. Entre o segundo e o quarto dia, os sintomas do corpo tendem a diminuir enquanto os sintomas respiratórios aumentam, aparecendo com frequência uma tosse seca.

Em Lajeado, a campanha vacinação contra gripe iniciou nesta segunda-feira (10) para nove grupos prioritários. Tem direito a imunização pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses até 5 anos de idade, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, doentes crônicos, trabalhadores de saúde, indígenas, jovens cumprindo medidas socioeducativas e professores das escolas públicas e privadas dos ensinos básico e superior.

O médico ressalta que ainda não existem medicamentos que tenham demonstrado bons resultados no combate aos vírus da gripe e do resfriado; por isso, o tratamento é direcionado ao alívio dos sintomas da gripe. Os principais medicamentos sintomáticos utilizados são os analgésicos e antitérmicos, que aliviam a dor e a febre.

A prevenção contra resfriados e gripes sempre é a melhor escolha. Medicamentos que podem ser comprados sem necessidade de receita médica, como aqueles destinados para gripe, podem provocar reações indesejadas. Somente o profissional de saúde poderá indicar o medicamento mais apropriado para cada caso. KO

ouça a entrevista

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui