Meio Ambiente elabora projeto para facilitar a adoção de cães em Lajeado

Canil municipal está superlotado e dificulta a reabilitação de outros animais.


0
Luís André Benoit e Juliana Zanetti em entrevista no Programa Encontro Maior com Renato Worm. (Foto: Júlio César Lenhard)

A superlotação do canil municipal de Lajeado preocupa a Secretaria do Meio Ambiente. O local tem capacidade para 99 animais, mas atualmente abriga 106 cães. O titular da pasta, Luís André Benoit, e a veterinária do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores, Juliana Zanetti, concederam entrevista ao Programa Encontro Maior da Rádio do Vale AM 820. Eles esclareceram que o canil concentra o foco na reabilitação. Os animais são tratados, castrados, vacinados, chipados e ficam disponíveis para a adoção. No entanto, há dificuldade na complementação deste ciclo.

Para incentivar a comunidade, a Secretaria do Meio Ambiente elabora um projeto em parceria com ONGs e clínicas veterinárias. O canil ficaria responsável pela reabilitação e as entidades pelo encaminhamento dos animais.

O objetivo também é disponibilizar atendimento de urgência por 24 horas. Juliana Zanetti ainda esclareceu que cada família pode ter até cinco cães em sua residência.

Secretaria possui mais de mil licenciamentos atrasados e demanda no plantio de árvores.

O Secretário do Meio Ambiente, Luís André Benoit, informou que recebeu a pasta com mais de mil licenciamentos atrasados. Muitos processos datam de fevereiro de 2016. Além disso, há demanda na reposição florestal.

São mais de cinco mil árvores para o plantio. A intenção é colocar mudas de ipês amarelos, árvore símbolo de Lajeado, em locais públicos, como parques e praças municipais.GL

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui