Melhorias na concessão, free flow e ampliação do grupo de debate são temas tratados por lideranças do Vale com secretário estadual

Secretário de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, participou do encontro com empresários, prefeitos e demais representantes regionais em Encantado nesta quinta-feira (29)


0
Foto: Gabriela Hautrive

Lideranças do Vale do Taquari, como prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de associações comerciais e empresários, se reuniram com o secretário de Parcerias e Concessões do RS, Pedro Capeluppi, na sede da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Acie), na manhã desta quinta-feira (29). Entre os temas abordados, foram feitas sugestões para melhorias no modelo de concessão das rodovias, no bloco 2 que envolve o Vale do Taquari, contemplando acessos a empresas, ciclovias, construção de vias laterais e a implantação do sistema free flow.


ouça a reportagem

 


Conforme o secretário, sobre o free flow, o estudo prevê arcos com um espaçamento de cerca de 15 km cada. Porém, ainda não há uma definição de quantos seriam instalados no Vale do Taquari. O principal ponto da reunião, conforme Luciano Moresco, presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), foi estreitar relações com o governo do estado para se chegar ao melhor modelo de concessão possível.

Foto: Gabriela Hautrive

O encontro foi conduzido pelo presidente da Vale Log e presidente da Associação Comercial de Arroio do Meio, Ademar Stleffer, que apresentou números sobre custos com pedágios para quem trabalha com o transporte.

O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, também se manifestou sobre as tarifas cobradas e disse que Encantado e as cidades da região alta do Vale do Taquari poderiam estar bem mais desenvolvidas se não tivesse um pedágio na entrada do município. “Ninguém quer pagar pedagio, mas que seja justo para todos”, destacou.

Foto: Gabriela Hautrive

Sobre o aumento no grupo de pessoas para discutir o tema das concessões, Moresco disse que atualmente cerca de dez pessoas participam da comissão, e a ideia é aumentar esse número, com prefeitos, empresários e demais lideranças, porém não sabe exatamente quantas pessoas a mais devem participar.

A reunião contou com cerca de 40 pessoas e duração de 2 horas. O modelo de concessão deve ser levado para uma consulta pública em maio, mas ainda não há um prazo final para que seja finalizado, pois ainda depende de discussões e ajustes.

Texto: Gabriela Hautrive
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui