Menino Theo, de Teutônia, conquista medicamento milionário para tratamento do câncer e realizará cirurgia nesta quarta

A cirurgia inicia às 6h30 e poderá ter de quatro a seis horas de duração


0
Foto: Divulgação

A vida de Theodoro Carvalho Lappe, de 2 anos (completa 3 anos no dia 17 de março), morador no Bairro Languiru em Teutônia, virou de cabeça para baixo quando recebeu o diagnóstico de uma rara doença no final de agosto de 2023. Ele foi diagnosticado com neuroblastoma, um câncer infantil comum que cresce em partes do sistema nervoso ou nas glândulas adrenais que ajudam a controlar a pressão arterial, a frequência cardíaca, a produção de suor e outras atividades, em estágio 4.


ouça a reportagem

 


Imediatamente, os pais do garoto suspenderam todas as suas atividades para poder dar total atenção ao problema. Após exames, os médicos disseram que a vida de Theo só seria salva se a doença fosse tratada com medicamento ao custo de quase R$ 1,8 milhão.

Tatiana Carvalho Lape, Theodoro Carvalho Lappe e Maiquel Carvalho Lape (Foto: Jonas de Siqueira)

Para a sequência do tratamento, era necessária a administração do medicamento Qarziba (Dinutuximab beta), que melhora em 20% a sobrevida do paciente.

A busca pelo medicamento foi parar na esfera judicial.

Os pais, Maiquel Carvalho Lappe e Tatiana Carvalho Lappe, apresentaram laudos e documentos na busca pela conquista junto ao Estado, uma vez que a medicação estava no Hospital Geral de Caxias do Sul, onde seria utilizado por outra criança que acabou falecendo. A notícia da conquista do medicamento aconteceu nos últimos dias.

A cirurgia desta quarta-feira (28) poderá ter a remoção de um pedaço do fígado e do estômago, pâncreas, retirada do baço e do rim esquerdo buscando a eliminação das células cancerígenas. As analises e a decisão será tomada no momento da cirurgia pelos médicos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A cirurgia inicia às 6h30 e poderá ter de quatro a seis horas de duração.

Texto: Marcelo Cardoso
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui