Menos prateleira com produto e mais conexão emocional”, é uma das tendências do varejo apontadas por Fabiano Zortea

Evento realizado na Fecomércio apontou as orientações para o setor Pós-NRF


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Fabiano Zortea (Foto: Clarissa Jaeger)

“Menos prateleira com produto e mais conexão emocional”. Esta foi uma das tendências de varejo destacadas pelo especialista, mentor e palestrante em vendas, varejo e empreendedorismo, Fabiano Zortea, durante a palestra “Pós-NRF”, que foi realizada na sede da Fecomércio-RS, na manhã desta terça-feira (6). Na oportunidade também foram repassados alguns conhecimentos adquiridos na NRF Retail’s Big Show, em Nova York. O evento contou com a presença de uma comitiva do Vale do Taquari, liderada pelo presidente do Sindilojas-VT e vice-presidente da Fecomércio, Giraldo Sandri, que também palestrou no evento.

Zortea destacou algumas tendências que precisam fazer parte da agenda do varejo brasileiro em 2024. Uma delas é o uso da Inteligência artificial. “Usar o ChatGPT ajuda na produtividade do varejo e na eficiência operacional. 80% dos varejistas vão usar a inteligência artificial até 2026. O digital vem para acelerar as vendas”, frisa.


Comitiva do Vale do Taquari (Foto: Divulgação)

Com o crescimento das compras on-line, os empresários são desafiados a criar estratégias para trazer os clientes para as lojas físicas. “63% dos consumidores americanos afirmam que preferem comprar online. Há cinco anos era 20%. O cliente não precisa mais ir para a loja física, mas ele quer ir. Para isso é importante fazer coisas diferentes que envolvam a cultura do entretenimento, uma boa experiência e serviços que vão resolver os problemas da vida dele”, destaca. “Se a loja física tiver uma boa vibe, inspiração, for uma descoberta e tiver bons vendedores o consumidor volta para a loja. As lojas estão parecidas com os sites, por isso o cara mais importante da loja é o vendedor. Menos prateleira com produto e mais conexão emocional”, observa.

Para exemplificar, o palestrante observou que uma loja que vende calçados pode oferecer o serviço de reparo agregado. “Se o cliente precisa de um reparo e a tua loja resolver este problema, ele vai dar preferência para você. Além de procurar a loja para consertar o produto, ele vai ter contato visual com outros produtos. Num exemplo como esse consegue atrair o cliente através de serviços agregados. É importante não pensar apenas em vender produtos novos, mas melhorar a vida daquele produto e proporcionar novos serviços para os clientes”, declara.

Outro fator que deve ser observado é o comportamento dos consumidores. “A geração Z e a geração Alfa estão chegando para o mercado de trabalho e também como consumidores. A gente precisa entender mais sobre eles para poder dar conta de fazer bem os nossos negócios”, relata.

Texto: Elisangela Favaretto
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