Mesa Brasil Sesc completa 15 anos em Lajeado com atendimentos em 17 municípios do Estado

Somente em 2023, foram quase 460 mil quilos arrecadados e distribuídos, principalmente para famílias afetadas pela enchente de setembro


0
Betina Durayski (Foto: Gilson Lussani)

O Programa Mesa Brasil Sesc completou 15 anos de atuação em Lajeado na última segunda-feira (22). A proposta é arrecadar doações de alimentos que não seriam utilizados e distribuí-los para instituições cadastradas em diversos municípios do Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo e da Serra. A diretora do Sesc Lajeado, Betina Durayski, concedeu entrevista ao programa Redação no Ar desta sexta-feira (26) e informou que, somente em 2023, quase 460 mil quilos de alimentos foram arrecadados e distribuídos. A maior parte foi direcionada às famílias afetadas pela enchente de setembro na região.

Mesmo com a sede física em Lajeado, o programa Mesa Brasil Sesc atende instituições em outras cidades do Vale do Taquari, além do Vale do Rio Pardo, em Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, bem como na Serra Gaúcha. A atuação ocorre em 17 municípios, com instituições cadastradas a receberem os alimentos e empresas doadoras. Betina Durayski explicou que a equipe de nutricionistas e assistentes sociais faz o trabalho de seleção das instituições para saber da real necessidade.

Já a rede de doadores conta com alguns que fazem o repasse sistemático, inclusive de forma semanal, ou eventuais, seja de indústrias ou redes de supermercados que possuem alimentos excedentes. Também há a possibilidade da doação de pessoa física que tenha algum alimento em boas condições de uso. A diretora do Sesc Lajeado relatou ainda que em maio e junho será desenvolvido o projeto Pomar Solidário para o recolhimento de frutas.

Betina Durayski salientou a satisfação pelo trabalho prestado. “Tem números, milhões, toneladas, tantos mil quilos que a gente já distribuiu ao longo desses quinze anos, o que muito nos orgulha, nos deixa feliz de estar realizando mais um propósito do Sesc, que é esta questão social de combate à fome, de combate ao desperdício, da questão da segurança alimentar”, reforçou.

Somente em 2023, foram quase 460 mil quilos arrecadados e distribuídos, com 53 doadores atendendo 109 instituições (32 em Lajeado) e 11.520 pessoas beneficiadas. No período pós-enchente de setembro, houve com recorde de doação com as mobilizações em prol do Vale do Taquari, com 372 mil quilos de alimentos arrecadados em dois meses e 15.913 famílias atingidas pelas enchentes atendidas.

Ao longo do ano são realizadas campanhas e atividades em parceria com a Univates, como o Teatro Solidário, e nas áreas da cultura e esporte. Os telefones de contato são o do Sesc Lajeado, (51) 3748-4644, ou o celular do Programa Mesa Brasil, (51) 9 9002-3148. O atendimento ocorre na Rua José Schmatz, 1.478, no Bairro Moinhos.

Texto: Gilson Lussani
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui