MetSul alerta para temporal e chuva volumosa nos próximos dias no RS

Os maiores acumulados de chuva são esperados entre os dias 10 e 14


0
Foto: Ilustrativa

A MetSul Meteorologia sinaliza que o Rio Grande do Sul será atingido por novo evento de chuva excessiva com volumes altos. O episódio ocorre em um momento ainda crítico das encostas como consequência da chuva extrema ocorrida no final de abril e no começo de maio. Chamamos a atenção mais um episódio de instabilidade com duração de vários dias. A persistência de chuva por dias seguidos contribuirá para que os volumes sejam altos e ainda podem ocorrer momentos de precipitação forte.

De acordo com a MetSul, o alerta nessa quarta-feira não é para o repique de cheias, mas para o risco geológico extremo, qualquer precipitação pode causar mais deslizamentos. Na quinta, o tempo melhora na maioria das cidades gaúchas com ingresso de ar frio com vento Sul que deixará a temperatura amena. Na sexta, o tempo volta a se instabilizar na maioria das regiões com chuva e que pode ser localmente forte, uma vez que a frente fria não rompe o bloqueio da massa de ar seco e quente do Centro do Brasil.

A instabilidade persiste no fim de semana e durante o começo da próxima, o que vai levar aos altos volumes de chuva. O tempo melhora entre terça e quarta-feira da semana que vem com uma massa de ar polar.

Os novos volumes previstos não serão extremos como no recente episódio, mas atingirão as cabeceiras de vários rios, como Taquari, Caí, Jacuí, Sinos, Paranhana e Gravataí, todos cujas águas param no Guaíba, o que vai prolongar ainda mais a cheia na capital e trazer o risco de repique de cheia nos vales, apesar dos níveis projetados não atingirem cotas tão altas como as de dias atrás.

Fonte: MetSul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui