MetSul alerta sobre chuva volumosa para próxima semana no Vale do Taquari

Segundo a central de meteorologia, pode se repetir o cenário dos episódios de setembro e novembro de 2023


0
Foto: Ilustrativa

A MetSul Meteorologia adverte para um cenário de chuva intensa e risco de temporais nos últimos dias de abril e no começo de maio no Sul do Brasil. O alerta é máximo para o Rio Grande do Sul, onde a chuva deve ser mais excessiva, com acumulados de precipitação muito altos a localmente extremos para os próximos sete a dez dias, segundo os modelos de previsão analisados.

Em apenas uma semana, parte das localidades gaúchas podem atingir 100 a 200% da precipitação média histórica de abril ou maio. Os alagamentos e risco de enchentes serão fatos possíveis para as cidades do Vale do Taquari.

A chuva torrencial em curto período pode trazer alagamentos e inundações repentinas, tanto em áreas urbanas como em rurais. A persistência da chuva por vários dias deve provocar ainda inundações e prováveis cheias de vários rios, com enchentes.

Os acumulados previstos trazem ainda riscos de deslizamentos de terra em áreas de encostas de morros, quedas de barreiras, com bloqueio parcial ou total de rodovias e interrupção de estradas municipais e rurais.

Além da chuva excessiva, um risco neste fim de abril e no começo de maio no Estado são os temporais. Isso porque a instabilidade será constantemente alimentada por ar quente, o que favorecerá a formação de nuvens muito carregadas, podendo ocasionar tempestades isoladas com muitos raios, queda de granizo e ocasionais vendavais.

O cenário descrito até aqui é muito semelhante com os episódios do segundo semestre do ano passado. De acordo com a MetSul, as chuvas extremas de setembro e novembro de 2023 coincidiram com uma forte onda de calor no Centro do Brasil, exatamente o que vai ocorrer agora, com temperatura muito acima da média em vários pontos do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui