“Minha vinda aqui é um gesto de solidariedade com o sofrimento de vocês”, afirma Lula durante manifestação em Lajeado

Presidente elogiou a beleza e a capacidade produtiva da região e lamentou que mudanças climáticas provocassem tantos estragos


4
Foto: Nícolas Horn

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se emocionou durante o pronunciamento no Teatro da Univates na tarde desta sexta-feira (15). Ele lembrou da dor de perder um familiar e afirmou que sua vinda ao Vale do Taquari foi um gesto de solidariedade com o sofrimento da população. Lamentou que as mudanças climáticas fizessem com que o Rio Taquari, que trouxe tanto desenvolvimento para a região, provocassem tanta destruição.

Lula veio de helicóptero de Porto Alegre até Lajeado e observou a beleza e a capacidade produtiva da região. Imaginou quanto o desenvolvimento do Vale também foi amparado no Rio Taquari, que agora causou tanta destruição. “A gente não consegue imaginar como, de repente, uma enchente que não tinha uma previsão ainda medida, que levou tanta gente, que estragou tanta coisa, que destruiu tanta coisa que vocês levaram décadas para construir”, considerou o presidente.

Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o que ocorreu na região serve de lição para entender o que está acontecendo com o planeta. Excesso de chuva em algumas regiões, seca prolongada em outras, muito provocado pelo desmatamento. Disse que a humanidade é capaz de se autodestruir, caso não cuide da terra. “Somos muito fracos diante da raiva da natureza, alguma coisa fez a natureza se revoltar”, refletiu.

O presidente ainda se emocionou ao lembrar das pessoas que perderam as vidas na catástrofe de setembro de 2023. Recordou da dificuldade de perder um familiar. Citou que os prejuízos materiais serão reconstruídos, mas que não se recuperam as vidas que se foram. No entanto, explicou que elas ficam no DNA dos familiares. “O que conforta a gente é imaginar que o ser humano é uma árvore e que eles dão frutos, os filhos dão novos frutos que são os netos e assim o dom da vida continua e nunca se perde”.

Outra consideração é que ninguém será discriminado em função de partido, religião, time de futebol ou outra preferência. Relatou que os prefeitos foram eleitos pelo povo e a obrigação do governo federal não é perguntar a que partido pertence o governador, por exemplo. “Esse é um compromisso de um homem olhando para outro homem, olhando para as mulheres e dizendo, o governo federal não faltará, junto com o governo estadual, a recuperar e quem sabe fazer com que vocês voltem a ser tão felizes como vocês eram antes do desastre”, finalizou o presidente Lula.

Texto: Gilson Lussani
[email protected]

4 Comentários

  1. Mas é impressionante a cara de pau desse cara. A tragedia foi em setembro , ainda não vieram recursos e ele vem com essa cara de pau que só ele tem , posar de bonzinho , de solidário. A região está se erguendo por causa do trabalho dos moradores . Acho impossível este governo cumprir com 10 % destas promessas

  2. Só entrou pelo céu. Deve ser um anjo. Não caminhou 200 metros. Mais segurança e polícia do que simpatizantes. Vergonha o custo dessa visita. Se mandasse o custo que essa visita custou para nós em dinheiro aí sim teríamos retorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui